inbound marketing

Inbound marketing e Outbound marketing: saiba diferenciá-los!

O inbound marketing é um dos conceitos mais comentados do momento. O marketing de entrada ou  de atração, como também é conhecido, ganhou muitos adeptos por apresentar um conceito inovador, baixos custos e por permitir a mensuração de resultados de forma mais precisa.

inbound marketing e outbound

O outbound, que reinou por muitos anos sozinho, apesar de, atualmente, dividir espaço com outras técnicas de marketing, continua vivinho da Silva. A estratégia continua sendo solicitada nas melhores agências de marketing digital.

Entenda a diferença do Inbound Marketing e Outbound no artigo, continue a leitura!

Além disso, o padrão tradicional também foi adaptado para o digital. Quer exemplos? Banners, pop-ups, e-mail marketing e anúncios em vídeos são táticas muito utilizadas e que funcionam na maioria das vezes.

Trata-se de modelos diferentes, mas que desempenham seu papel no planejamento estratégico, que, dependendo do tipo de segmento, têm o nível de importância maior ou menor. Quando se fala em marketing digital, com certeza, o inbound leva vantagem, mas vamos entender melhor essas diferenças e características abaixo.

Inbound Marketing

inbound marketing

O marketing de entrada tem como principal meta atrair e fidelizar clientes despertando o interesse dos mesmos.  Para isso, usa como ferramenta o conteúdo original e de qualidade.

Porém, para produzir um material diferenciado, é fundamental conhecer com riqueza de detalhes o seu público-alvo e criar buyer personas – representantes ficcionais dos clientes ideais. Os textos devem responder as perguntas dos leitores e gerar interesse.

Os posts e ofertas tem como objetivos aumentar o tráfego e alimentar o visitante com informações e ofertas até que o mesmo esteja preparado para a compra. Por isso, além de posts relevantes, é preciso ter nos canais pontos de conversão, como formulários e landing pages.

De acordo com dados da Demand Generation Benchmarks, leads nutridos ajudam aumentar, em média, 20% das oportunidade de vendas.

Os custos e a análise de métricas também são pontos positivos do inbound marketing. Além de ser mais barato a metodologia permite a apuração de resultados e segmentação de público, o que torna a estratégia mais eficaz.

Saiba como o Inbound pode alavancar seu negócio!

Outbound Marketing

outbound marketing

O outbound é conhecido como marketing tradicional e tem como objetivo atrair clientes oferecendo produtos e serviços. A metodologia consiste em ofertar algo e não esperar o interesse genuíno do consumidor.

Este modelo de marketing ganhou espaço com o uso de propagandas em TV, rádios, panfletagem, revistas, outdoors e patrocínio de eventos. Apesar da capacidade de atingir um grande número de telespectadores, a medição de audiência não é tão precisa quanto na web e exige alto investimento.

No entanto, vale ressaltar que alguns segmentos são, praticamente, obrigados a investirem neste tipo de marketing para entrar no mercado. Geralmente, as grandes redes de vendas exigem que seus fornecedores apostem nos meios de divulgação.

A estratégia é bastante utilizada por marcas que oferecem produtos que geram algum tipo de valor para as pessoas, mas elas apresentam dificuldade em descobrir essa necessidade. Neste caso, o outbound feito com maestria é uma excelente solução para conquistar clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Apesar do crescimento do marketing de atração, para muitos negócios o antigo modelo também é uma boa opção. O outbound não deve ser descartado, mas sim trabalhado em conjunto ao inbound marketing. Afinal, o novo marketing conduz a venda nos meios digitais e apresenta resultados duradouros, mas o tradicional também mostra benefícios a curto prazo e eficácia para alguns nichos.

Leia também: A importância do design na estratégia de inbound marketing.

Antes de investir nas estratégias, procure uma agência full service de marketing e solicite uma consultoria. Afinal, independentemente da estratégia que adotar, terá que haver um planejamento detalhado! Continue acompanhando as nossas novidades e assine a nossa newsletter!

Receba as nossas novidades



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Actwork se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam
o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

entendi