marketing digital

Por que investir em marketing digital?

investir em marketing digital

Apostar ou não em marketing digital é a dúvida de muitos empresários. No entanto, desde a chegada da internet, o comportamento do consumidor mudou drasticamente.

Se antes as lojas físicas eram o único lugar que as pessoas tinham para adquirir algo, hoje dividem um espaço considerável com a web, que cresce a cada dia.

De acordo com dados do E-bit, o e-commerce brasileiro faturou cerca de R$ 41,3 bilhões em 2015. O que significa um salto de 15,3% na comparação com o ano interior.

Outra constatação relevante é em relação aos costumes dos usuários no momento da compra. Segundo uma pesquisa da comScore, aproximadamente 74% dos internautas pesquisam na rede sobre um produto ou serviço na internet antes de adquiri-lo.

Isso significa que, se você quiser abocanhar uma fatia desse target, você terá que investir em marketing digital.

Ainda não se convenceu?

A seguir acompanhe 5 motivos para apostar no universo digital como porta voz da sua marca:

público-alvo para marketing digital

5 motivos  para você investir em marketing digital

Todos os dias surgem inúmeras ferramentas e novidades na internet, mas o marketing digital é o guarda-chuva de todas elas. Entenda por que:

1 – Aproximação do público-alvo

No primeiro semestre deste ano, o IBGE divulgou uma pesquisa que apontou que mais da metade dos brasileiros estão conectados à internet. Ou seja, boa parte desses internautas está procurando e pesquisando diversos produtos e serviços na internet.

Então, por que não expor a sua vitrine também na internet? A sua loja física pode ter horário para fechar, mas na internet você tem a possibilidade de vender 24 horas. E tem melhor maneira de achar o seu cliente do que ser achado por ele?

2 – Interatividade

Uma coisa é fato: Você querendo ou não, o nome da sua empresa estará na internet.

Sabe por que?

Atualmente, os consumidores usam as mídias sociais para expor opinião e dividir a sua experiência. Todos os dias diversas marcas, lugares e produtos são citados pelos usuários com comentários positivos e negativos.

Você pode usar as informações e o canal direto com o consumidor como uma arma a seu favor, ou, pode se omitir e pagar o preço do seu silêncio.

As marcas que mais se destacam no mercado são aquelas que ouvem o que os consumidores têm a dizer, interagem e transformam a experiência deles na melhor possível.

3 – Segmentação do público-alvo

Diferente do marketing tradicional, o digital permite que você atinja apenas o perfil de pessoas que deseja. Essa segmentação pode ser feita por idade, sexo, localização geográfica, interesses, maneiras de pesquisar e até o cargo que ocupa. Tudo vai depender da plataforma e estratégia que utilizar.

Isso significa que a sua mensagem será direcionada apenas para as pessoas que têm o perfil do seu público-alvo, o que aumenta as suas chances de conversão.

analisar resultados de marketing digital

4 – Custos mais baixos

Um dos maiores atrativos do marketing online é o seu baixo custo comparado a outros tipos de estratégias. Além das diversas possibilidades, é possível atingir objetivos diferentes com um orçamento mais enxuto do que os que normalmente são investidos em outros meios de comunicação.

Não existe um valor mínimo, você aplica exatamente o que deseja. O seu retorno tem como base o investimento. Ou seja, se a sua campanha for bem otimizada, quanto maior o seu capital, maior será o seu ROI.

5 – Mensurável

O monitoramento das métricas é a maior vantagem do universo digital, pois é possível saber exatamente o retorno sobre todo o investimento.

Além de identificar quais estratégias estão funcionando, você pode tomar medidas práticas para aprimorar as ações e definir quais serão os próximos passos do seu negócio.

Já dizia Charles Darwin: “Não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças”.  E ele não estava errado, para que o seu negócio sobreviva e, mais do que isso, para que ele se destaque da concorrência e dê lucro é preciso se adaptar as mudanças e usar o que a tecnologia tem de melhor a seu favor. E o marketing digital é o um bom caminho para alcançar as metas e fidelizar clientes.

Se não tiver experiência na área, procure o auxílio de uma agência de performance, monte um bom planejamento e escolha as melhores estratégias para atingir os seus objetivos.

E aí, já está convencido do poder do marketing digital? Divida a sua experiência e ponto de vista conosco!

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