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E-mail marketing: como aumentar a taxa de conversão?

aumentar taxa de conversão de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias do universo digital que mais divide opiniões. Alguns profissionais acreditam que a tática é ultrapassada e não funciona mais. Outros juram de pé junto que ela apresenta um excelente custo-benefício quando o assunto é aquisição de clientes.

O fato é que, apesar de muitos não acreditarem na eficácia da estratégia, existem diversas estatísticas que dizem o contrário. Veja algumas delas:

  1. Estima-se que o número de contas de e-mail alcance em torno de 4,3 bilhões até o final de 2016;

Fonte: Radicati Group

  1. Colaboradores de diversas companhias passam em média 13 horas da sua jornada de trabalho semanal verificando e-mails;

Fonte:  McKinsey & Company

  1. Cerca de 72% dos consumidores escolhem o e-mail como o melhor canal para receber informativos de empresas e marcas;

Fonte: MarketingSherpa

  1. O e-mail é 40 vezes mais eficaz na aquisição de clientes que o Facebook e o Twitter;

Fonte: McKinsey & Company

  1. Consumidores que compram objetos divulgados via e-mail marketing gastam 138% mais do que os usuários que não recebem ofertas por correio eletrônico;

Fonte: Convince&Convert

  1. 59% dos especialistas em marketing B2B afirmam que o e-mail é o canal mais vantajoso para gerar receita;

Fonte: BtoB Magazine

  1. Organizações que usam e-mail marketing para nutrir seus leads geram 50% mais leads qualificados, a um custo 35% menor. Além disso, esses contatos são responsáveis por um aumento de 20% em oportunidades de negócio;

Fonte: HubSpot

  1. Os empresários de pequenas empresas dos Estados Unidos estipulam que investir uma hora do dia em estratégias de e-mail marketing gera um retorno de $273.

Fonte: ConstantContact

  1. Mais de 50% dos usuários de e-mail marketing afirmam ler a maioria das mensagens que recebem.

Fonte: HubSpot

Por meio desses dados é possível constatar que as pessoas veem e-mails marketing e que diversas empresas ganham dinheiro com a estratégia. Porém, como em qualquer outra peça de marketing digital, o e-mail precisa estar alinhado com a identidade e objetivos da organização e com a linguagem adequada.

Para aumentar a taxa de conversão também é fundamental ter uma base de dados qualificada, ou seja, os contatos devem ter interesse no que você está comunicando. Acompanhe algumas dicas de e-mail marketing para melhorar seus resultados!

 otimizar e-mail marketing

4 dicas de otimização de e-mail marketing para aumentar a sua taxa de conversão

1 – Segmente as suas listas

Para que as suas mensagens cheguem com mais precisão é fundamental fazer a segmentação dos contatos.

Separe-os contatos por cargos gerenciais, porte da empresa, origem do clique, pessoas que já realizaram uma compra e as que apresentaram interesse em um determinado conteúdo. Não esqueça de analisar que tipo de material seria interessante para cada uma de suas listas.

2 – Crie um título atrativo

A chamada do seu e-mail marketing é um dos itens mais importantes para a conversão. Não adianta escrever um conteúdo fabuloso e não gastar tempo e criatividade com o título para chamar a atenção dos usuários e possíveis clientes.

O título deve agregar valor para o leitor, ter um sentimento de urgência e ser específico. Use listas, dicas e termos únicos e direcionados, que proporcionem uma sensação de exclusividade.

3 – Saiba utilizar o conceito de urgência para não frustrar clientes

Escrever um título atraente é fundamental, mas tome cuidado para não prometer algo no título que não possa cumprir no texto. Além de frustrar um possível cliente, existem grandes chances do internauta não abrir mais os seus e-mails e ainda solicitar a retirada do contato dele do seu mailing.

4 – Aposte nos CTAS

Você sabia que o botão “Clique aqui” é o CTA (call-to-action) que possui maior taxa de cliques, de acordo com a Hubspot?

Apesar do texto do CTA exigir simplicidade e uma chamada à ação, ele não é o único fator relevante na sua peça. A localização e as cores também têm relevância para o sucesso da estratégia.  O maior objetivo aqui é convencer o leitor a clicar na sua mensagem, por isso, não economize criatividade.

E a sua empresa, já aposta no e-mail marketing como estratégia? Divida a sua experiência conosco!

Leia o nosso artigo mostrando o porquê é vantajoso investir em Marketing Direto (o qual inclui o e-mail marketing em uma de suas alternativas).

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