img-post-set

Veja dicas de como gravar um bom vídeo para sua empresa

O vídeo é uma poderosíssima ferramenta: ele é atrativo, passa credibilidade e se encaixa em diversas estratégias do marketing digital. Então, que tal ver algumas dicas para gravar um vídeo engajador para sua empresa? Continue lendo para aprender!

Caso você queira entender um pouco melhor a força dos vídeos no universo digital, leia nosso artigo “Por que os vídeos são essenciais dentro do Marketing?”.

Como gravar um bom vídeo para empresa?

Antes das dicas, conheça os tipos de vídeos que podem ser feitos:

Demonstração/Conscientização

O vídeo de conscientização ou demonstração visa ensinar o seu público a como usar aquele produto na prática. Ele é ótimo em casos de lançamentos e de produtos ou serviços que tenham um diferencial desconhecido que possa gerar dúvidas.

Ao mesmo tempo em que ensina e divulga, esse padrão também evidencia os diferenciais dos seus itens/serviços e pode ser usado internamente na empresa, como parte do treinamento de vendas, por exemplo.

Hoje em dia, as animações são muito usadas quando o assunto é demonstrar, principalmente quando se trata de um serviço.

Depoimento

As vendas estão indo bem? Muita gente satisfeita com os benefícios oferecidos pela sua empresa? Faça um vídeo de depoimento!

Ele gera credibilidade ao empreendimento, uma vez que sua intenção é levar ao público a prova de que comprar com você é seguro e vantajoso. Você pode trabalhar esse modelo de três formas:

1) Focando em um produto ou serviço (depoimentos sobre como foi a experiência do consumidor);

2) Focando no seu negócio (depoimentos sobre a seguridade na hora da compra, da entrega, do atendimento etc);

3) Abrangendo seus produtos/serviços e sua empresa ao mesmo tempo.

Basta escolher aquele que responde à atual necessidade mercadológica.

Institucional

Quando o empreendimento já é consolidado ou até é referência em seu nicho, ele PRECISA de um vídeo institucional! Coloque todas as conquistas, infraestrutura, resultados positivos, números de negócios fechados e projetos concluídos, ou seja, tudo aquilo que evidencie sua expertise no segmento.

Também pode ser interessante produzi-lo quando o negócio está dando os primeiros passos: mostre que veio para ficar! Nesse caso, opte por transparecer seus valores, missão, objetivos e como pretende alcança-los.

Vendas

Vamos aumentar as vendas? O desafio aqui é conhecer seu público-alvo detalhadamente para, assim, passar a mensagem que ele quer ver e obter sucesso. A comunicação deve ser descontraída e, se possível, bem humorada.

O ideal é uma produção criativa, que venda de uma maneira inesperada. Animações são bem-vindas! Esse tipo de vídeo corre o risco de viralizar, atraindo MUITOS PROSPECTS, mas isso não é fácil.

Storytelling

Conte uma história! As histórias são capazes de atrair a atenção de uma forma incrível, basta saber para quem está falando e, consequentemente, o que falar. Conte uma história sobre como a vida de um personagem ficou melhor com seu produto ou como seu serviço facilitou o dia a dia de um contador, por exemplo.

Teaser

Indicado quando se tem um grande número de seguidores engajados. Teaser é aquele videozinho curto, que deixa com gostinho de quero mais. É usado quando você quer anunciar um lançamento, mas sem comunicar tudo o que está por vir, criando expectativas e demanda antecipada.

Bem, agora que o tema já foi introduzido, veja as dicas de como se gravar um bom vídeo.

O que é necessário para gravar um bom vídeo para minha empresa?

vídeo para empresa

Em caso de uma animação, vai precisar de um bom computador e programas de edição, como Adobe Premiere Pro e Sony Vegas. Mas não se engane, criar uma animação é uma tarefa complexa!

Em contrapartida, se a animação não for uma realidade, será necessário: câmera, microfone, iluminação e provavelmente um tripé. Possuir uma câmera de boa qualidade é crucial para que as imagens sejam captadas da melhor forma possível, bem como o som.

O tripé é usado para que não haja falhas no enquadramento e não exista “tremidos” durante a filmagem.

Por onde começar?

Pense no que vai fazer. Estamos falando de um depoimento, de um vídeo de vendas ou um teaser? Essa é a primeira decisão a se tomar.

Feito isso, está na hora de produzir o roteiro! O que você quer evidenciar? De acordo com o tipo de vídeo escolhido, escreva tudo o que deve ser mostrado quando o potencial cliente apertar o play.

Escolhendo o espaço para se gravar

O espaço a ser escolhido deve conter os elementos certos para sua produção. Uma sala, por exemplo, caso você esteja demonstrando a eficiência de um pano para se retirar o pó.

Não se esqueça de que o local deve possuir um ÓTIMA iluminação, senão haverá a necessidade de alugar equipamentos adequados para iluminar corretamente. Atente-se também para o som ambiente: gravar ao lado de uma avenida movimentada só acontece em filmes com orçamentos gigantescos.

Edição: dê o toque final à produção

É nesse momento que os erros, falhas, pausas mais longas do que o esperado e coisas do tipo são corrigidas. Pode ser inserido: músicas de fundo, frases na tela, imagens, entre muitas outras coisas.

Não tem experiência com edição de vídeo e não quer pagar um editor? A saída é procurar por tutoriais no Youtube, já que alguns canais são focados em ensinar a mexer com esses programas.

Um ponto importante: quando for trabalhar o vídeo em anúncios, os primeiros 5 segundos são os mais importantes, já que na maioria dos players de vídeo, é possível pular o anúncio após esse período. Lembre-se: são esses 5 segundos que vão fazer alguém ver ou não seu trabalho!

Leia também: O que colocar no vídeo do meu empreendimento?

Veja exemplos de produções da Actwork

Nossa agência, Actwork, possui dois novos vídeos para divulgação de nossos serviços no Youtube e nas redes sociais, como parte de nossa estratégia de Marketing Digital integrada. Eles somam mais de 11 mil visualizações!

A Jornada do Herói – Como o Marketing te faz o herói da sua empresa?

https://youtu.be/rbNyQD5h_to

A Engenharia e o moderno Marketing Digital atuando juntos.

https://youtu.be/cfFEMipwLOo

Ficou interessado na estratégia de vídeos, mas está sem tempo para produzi-los?

É muito comum que empreendedores se interessem pela estratégia de vídeo marketing, mas não tenham tempo e recursos adequados para produzi-los corretamente. Assim, tornou-se comum a contratação desses serviços.

Entre em contato conosco para obter orçamentos e ver como podemos ajudá-lo a aumentar suas vendas e a força de sua marca:

Quero saber mais!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Actwork se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam
o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

entendi