Por que meu e-mail fica cheio de spam?

Por que meu e-mail fica sempre cheio de Spam?

Chega a ser irritante entrar no seu e-mail pra ver se tem algo importante, e dar de cara com um mar de spams, sem nexo ou finalidade alguma. Mas, afinal de contas, de quem é a culpa por tantas mensagens irritantes?

Continue lendo e descubra!

Por que meu e-mail fica cheio de spam?

Quando tentamos achar um culpado, recorremos, primeiramente, ao spammers, aqueles que dedicam o seu precioso tempo apenas elaborando formas de fazer as mensagens chegar em você. Mas, nessa história toda, existem mais “culpados”, se é que podemos chamar assim. E pasme: um deles pode ser você! Calma, calma, vamos explicar melhor abaixo.

Como descobrem o meu e-mail? Por que os spams dominam minha caixa de mensagens?

Acredite: descobrir o seu e-mail é mais fácil do que você pensa. Existem algumas formas para isso, como por exemplo ao logar com ele num computador infectado ou ao preencher formulários na internet.

O computador infectado vai guardar seus dados e alimentar uma lista repleta de outros e-mails de pessoas como você, que o acessaram. Já ao preencher formulários, duas coisas podem ocorrer:

1º – O site não é seguro ou foi infectado e, por trás dele, estão os spammers e até outros hackers;

2º – Muitas empresas vendem suas listas de contato e, no meio delas, estão você.

“Você” pode estar enviando Spam sem saber

Há, também, esse fato que talvez você não saiba: se o seu computador for infectado por códigos maliciosos, eles são capazes de transformar o seu sistema em um servidor de e-mail para o envio de spam.

Isso recebe o nome de spam zombies.

Como se prevenir?

Veja as dicas do site antispam.br, especialista no assunto, para se proteger:

  • Utilize softwares de proteção (antivírus, antispam, anti-spyware e firewall pessoal) nos computadores de uso doméstico e corporativo.
  • Mantenha atualizadas as versões dos softwares de proteção.
  • Mantenha atualizadas as assinaturas do antivírus e do anti-spyware.
  • Não clique em URLs (links) incluídas em e-mails, principalmente, se forem e-mails suspeitos de spam ou de origem desconhecida.
  • Não execute arquivos anexados aos e-mails sem examiná-los previamente com um antivírus.
  • Esteja atento à navegação em sites na Internet, e evite clicar em links que aparecem em janelas do tipo pop-up.
  • Caso note comportamento anômalo em seu computador (reinicializações sem motivo aparente, lentidão e erros diversos, por exemplo), faça um rastreamento com o antivírus e, se o problema persistir, reinstale totalmente o sistema operacional e os aplicativos.
  • Em casos de contaminação por vírus ou outro código malicioso, reinstale totalmente o sistema operacional e os aplicativos, evitando restaurar backups antigos.

E aí, você é vítima de spam? Divida sua experiência conosco nos comentários.



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Actwork se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam
o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

entendi