Conceito Criativo: o primeiro passo para sua empresa se destacar no oceano da concorrência.

homem com uma lâmpada na cabeça dando alusão a criatividade

No artigo exclusivo da Actwork, confira a definição de Conceito Criativo e o que essa importante ferramenta de marketing e publicidade pode fazer para que a sua empresa mostre mais personalidade e conquiste clientes.

Imagine que o mercado é um grande aplicativo de relacionamento, inúmeras empresas lutando para que os potenciais clientes deem a elas aquele coraçãozinho verde que pode mudar tudo. Como chamar a atenção nesse oceano de concorrência?

Uma ótima foto, uma descrição legal… É isso que faz um bom perfil. E também um excelente Conceito Criativo!

 

Mas afinal, o que é um Conceito Criativo?

Por definição, o Conceito Criativo dita como a comunicação visual e verbal de uma empresa/marca/produto devem ser. Como ela se apresenta ao público, o que ela diz e como ela diz. E esse jeito, essa maneira de ser que é só dela, pode ser o ponto crucial que irá conquistar um cliente.

 

Comunicação Visual

  • Qual é a cara da sua empresa/marca/produto/serviço?
  • Que imagem você quer passar para o público quando ele vir ou pensar em você?
  • No aspecto da Comunicação Visual, tudo que tem relação ao universo imagético entra na equação. Seu negócio vai utilizar fotos reais ou vai utilizar ilustrações?
  • Nessas imagens, vai haver pessoas ou apenas objetos ou paisagens?
  • Ou então, você não quer usar imagens, mas apenas tipografia em um conceito All Type?
  • Falando em tipografia, qual vai ser a fonte utilizada?

Todos esses elementos que correspondem à imagem devem ser pensados e discutidos.

 

Comunicação Verbal

  • Como sua empresa/marca/produto/serviço se comunica com o público?
  • Qual o tom de comunicação que ele usa? É uma linguagem mais formal ou mais informal, despojada?
  • Seu negócio fala dele próprio na primeira pessoa ou na terceira pessoa?
  • Ele usa linguagem técnica? Ele fala usando gírias?

 

Estabelecer esse tom de comunicação também constrói a personalidade do seu negócio.

Muitas vezes, as escolhas que acercam a Comunicação Visual e Verbal são ser feitas de acordo com o público alvo que você deseja atingir. Quanto mais formal for o seu público, mais formal deve ser o seu Conceito Criativo, e quanto mais despojado o seu público for, mais informal o seu Conceito Criativo será.

Mas ser formal ou informal não significa que você irá ou não surpreender com seu Conceito Criativo. A ideia é que ele seja diferente, que chame atenção, que movimente uma conversa, uma interação, um interesse, seja ele mais sóbrio ou mais despojado.

 

Criar um Conceito Criativo é sobre mostrar a personalidade da empresa de um jeito fácil de assimilar, que chame atenção e seja único.

E é aí que a criatividade entra em cena! Por meio de uma combinação de imagem e texto, sua empresa vai dar as caras no mercado dizendo a que veio e destacando sua melhor qualidade. Parece uma tarefa complicada… E é mesmo! Obrigado, universo, pelos publicitários!

 

Mas criatividade se aprende?

A criatividade é algo subjetivo, e tudo que os profissionais publicitários produzem dessa fonte é aberto a julgamento, opiniões e está tudo bem! O importante é que você conte com esses profissionais que estudaram, treinaram e colocaram em prática o exercício da criatividade desde os tempos de faculdade.

Dissemos lá em cima que a criatividade é subjetiva e o processo criativo é muito particular de cada profissional ou até mesmo de cada situação. Aliás, você sabia que existem matérias na grade curricular acadêmica dos cursos de Publicidade e Propaganda que buscam despertar o senso criativo e crítico dos estudantes de publicidade?

Aulas de Processo Criativo, Redação Publicitária, Design, História da Arte, Cenografia e Instrumentação, entre muitas outras, dão aos publicitários em formação a base que precisam para formarem um pensamento crítico e exercitarem a criatividade.

 

Criar o melhor Conceito Criativo para sua empresa leva tempo, estudo e muito trabalho.

O processo envolve diversos fatores, entre eles:

  • Estudo da empresa/marca/produto/serviço;
  • Estudo do público-alvo;
  • Estudo da Concorrência;
  • Briefing;
  • Desenvolvimento de Comunicação Visual e Verbal;
  • Desenvolvimento de ideias;
  • Desenvolvimento de defesas;
  • E muito mais!

 

Portanto, apesar da criatividade ser um fator importante na equação, tudo que é feito deve ser embasado por estudos concretos que irão nortear o Conceito Criativo, para que ele seja o mais assertivo possível e cumpra o seu papel de dar uma personalidade ao negócio com maestria. É sobre aliar a criatividade com informações concretas – aí é sucesso!

 

Conte com ajuda profissional para criar o Conceito Criativo do seu negócio.

Fale com a Actwork! Temos um amplo portfólio de conceitos criativos e podemos ajudar a sua empresa a mostrar personalidade no mercado. Acesse nosso site AQUI, confira nossos trabalhos nesse segmento da Publicidade e entre em contato.

Nos comprometemos em apenas enviar Informativos da nossa empresa.

Ao informar seus dados concorda com nossa Política de Privacidade

Cadastre-se

Ao enviar meus dados, concordo com a Política de Privacidade.
A Actwork se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito
Actwork cares about you and your privacy

Our website uses cookies and other technologies to personalize your experience and understand how you and other visitors use our website.
When you browse the website, we will collect such information to use for these purposes. If you have any questions, please visit our Privacy Policy.

Accepted