Content Marketing é um elemento-chave para criar conexões reais com clientes.

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O recente estudo B2B Marketing Mix Report 2021 do Sagefrog Marketing Group mostrou que um dos principais objetivos de marketing dos CMOs em todo o mundo em 2021 é a criação de lideranças pensantes que estimulem o debate de ideias para geração de conteúdo exclusivo. 
Essa é uma tendência latente que demonstra a importância do Content Marketing, ou marketing de conteúdo, nos dias de hoje – mais de 70% das empresas utilizam em suas ações de marketing.

O que é Content Marketing?

O Content Marketing é uma estratégia de marketing que busca gerar resultados para a empresa por meio da entrega de conteúdo para seus clientes. A ideia é sempre oferecer conteúdo de qualidade, original, relevante e que crie conexões reais entre a empresa e seu público.

Portanto, esses resultados não precisam ser necessariamente ligados à comunicação (engajamento, curtidas, etc.), mas também na criação de novos contatos e negócios, retenção de clientes, conhecimento da marca e mais.

De acordo com pesquisas do CMI – Content Marketing Institute – localizado em Cleveland nos EUA, as empresas que fazem Content Marketing buscam 3 principais objetivos: aumento de vendas, redução de custos e fidelização de clientes.

Empresas não-midiáticas como criadoras de conteúdo

Hoje não existe mais a ideia de que apenas empresas midiáticas (jornais, televisões, rádios, ect.) possam gerar conteúdo. O Content Marketing rompeu essa barreira e as empresas não-midiáticas também atuam como desenvolvedoras de conteúdo.

A diferença é que elas precisam pensar em certos aspectos quando forem planejar, criar e divulgar o conteúdo, pois ele faz parte de uma estratégia de marketing que precisa estar alinhada à organização. É preciso considerar:

  • Objetivos que estejam de acordo com a comunicação e metas da empresa.
  • A definição do público-alvo.
  • A criação do conteúdo de qualidade, original e exclusivo que tenha elementos de storytelling e truthtelling.
  • A forma como esse conteúdo será distribuído pensando nos leitores humanos e nos algoritmos do Google.
  • As métricas para mensurar os resultados da ação.

As tendências do Content Marketing

A Worldstream, empresa norte-americana de soluções em propaganda, perguntou para experts da área quais seriam as grandes tendências do marketing de conteúdo para 2021 e 2022, e as respostas foram as seguintes:

  • Comunidades de conteúdo

Criar pequenas comunidades com foco em marketing personalizado por nichos.

  • Melhorar a experiência de conteúdo

Content Marketing não é propaganda! O foco deve estar na informação, então não lote o leitor com anúncios, banners e essas coisas!

  • Foco em serviços e produtos

Criar conteúdo que foque nos benefícios de produtos e serviços de modo geral é uma ótima forma de chamar a atenção dos compradores.

  • Continue investindo em SEO

Gastar um pouco de tempo criando estratégias sólidas de SEO e realmente explorar a pesquisa de palavras-chave pode fazer toda a diferença.

  • Ressignificar o conteúdo de acordo com o canal

Cada mídia tem seu formato, sua persona, sua abordagem. A ideia não é começar do zero para cada uma delas. Pelo contrário! Exercitar a ressignificação de conteúdo serve para que exista mais agilidade no desenvolvimento da informação. Afinal, se ela é realmente boa, você quer compartilhá-la com o maior número de pessoas possível – mas cada uma de um jeito!

É sobre criar conexões

Content Marketing tem o poder de criar conexões reais entre empresa e público-alvo. Não é à toa que está ligado ao storytelling e truthtelling.

A Actwork pode ajudar a sua empresa a implementar o Content Marketing nas redes sociais, blogs, relacionamento por e-mail e mais. Entre em contato acessando nosso site e conheça nossas opções!

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