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Por que otimizar o seu site para os dispositivos móveis?

otimizar site para dispositivo móvel

Smartphones e tablets são cada vez mais consumidos no Brasil. De acordo com pesquisa divulgada pela Nielsen, em 2015, os usuários que passaram a usar dispositivos móveis para acessar a internet ultrapassou a casa dos 72 milhões.

Por isso, se você já possui um site, mas ele ainda não está otimizado para o mobile, você precisa consultar a sua agência de performance e adaptar a sua página. Essa adequação é tão importante quanto investir em outras estratégias.

Oferecer uma excelente experiência ao usuário deve ser a principal premissa das suas páginas, pois cerca de 80% das pessoas deixam de comprar um produto/serviço porque acessam sites que não estão preparados para dispositivos móveis.

Frequentemente, empresários que desejam utilizar novas tecnologias para melhorar a usabilidade da sua plataforma ficam em dúvida se devem investir em um site responsivo ou em uma versão mobile. Os termos parecem similares, mas tem características distintas. Entenda os conceitos:

Qual a diferença entre um site responsivo e uma versão mobile?

design responsivo

Apesar das muitas discussões sobre qual estratégia é mais eficaz, elas não competem entre si, pois cada uma atende exigências distintas.

O site responsivo é preparado para funcionar em qualquer dispositivo móvel, ou seja, celulares e tablets de diferentes tamanhos de tela. A versão única da página se adapta a qualquer browser e sistema operacional.

Já a versão mobile é projetada especificamente para smartphones e tablets e não é visualizada em notebooks, por exemplo. Funciona como uma adaptação da sua página institucional (conteúdo e imagens) para celulares e afins. A alternativa torna a experiência mais agradável para os mobinautas, uma vez que cada versão do site é projetada especificamente para cada plataforma: desktop ou mobile.

A seguir, acompanhe alguns dados sobre os dispositivos móveis:

16 Fatos e curiosidades sobre comportamento do usuário e uso mobile

1 – Em 2015 uma das atualizações do Google ganhou o apelido de Mobilegeddon, junção de mobile e armageddon. O update favorece as plataformas responsivas, inclusive quando as buscas são realizadas por celulares e afins.

2 – Muitos especialistas desprezam a taxa de rejeição dos sites, mas os motores de busca avaliam o percentual como um indicador de conteúdo irrelevante. Ou seja, é um elemento que tem relação com a satisfação do usuário ao navegar pela página. Ter um site preparado para os mobinautas ajuda a reduzir essa taxa.

3 – Segundo o relatório Digital, Social & Mobile 2015, cerca de 15% dos brasileiros que acessaram a internet em celulares e tablets realizaram pelo menos uma compra.

4 –  Entre 2014 e 2015, a taxa de conversão em smartphones aumentou cerca de 450%.

5 – No Brasil existem 78 milhões de contas nas mídias sociais que são acessadas via telefone, o que equivale a 38% da população total. Vale ressaltar que uma mesma pessoa pode ter mais de uma conta. Ou seja, os dados não representam usuários únicos.

No entanto, vale ressaltar que se o seu conteúdo social estiver otimizado para os eletrônicos, você aumentará as chances de visualizações, likes e compartilhamentos nas redes.

6 – Por ser preparado para diversas resoluções, o design responsivo permite uma fácil adaptação às novas tecnologias que possam surgir.

7- 57% dos celulares dos Estados Unidos e 68% do Reino Unido são smartphones.

8- Na Coréia do Sul e em Singapura o número de smartphones ultrapassa 80%. A estimativa é que em 2018 metade dos celulares do mundo tenham essa tecnologia.

9 – Cerca de 84% dos consumidores que adquirem produtos via celular usam o dispositivo dentro das lojas físicas. Geralmente, as ferramentas de comparação de texto estão entres as categorias mais utilizadas.

comportamento do consumidor digital

10 – Usuários que compram pela internet costumam gastar mais do que a média.

 11 – As redes sociais, buscadores, e-mails, games e bancos são as plataformas mais acessadas via celulares.

12 – Os mobinautas são mais abertos às publicidades. 56% prestam atenção nos anúncios, 62% acham as campanhas úteis e 89 % gostam quando as empresas divulgam anúncios que os ajudem a ser mais eficientes.

13 – Nos Estados Unidos, 92% da população adulta possui um telefone celular.

14 – Atualmente, existem em torno de 7,3 bilhões de contratos com operadoras de celulares no mundo inteiro. A expectativa até 2021 é que este número alcance 9,1 bilhões.

15 – 40% das compras passam por um processo de navegação em smartphones por meio de apps.

16- Apesar das vantagens notáveis do mobile, apenas 12% dos desenvolvedores consideram a estratégia uma prioridade.

Como é o layout da sua página na web? Convencido procurar uma agência de marketing digital para produzir uma versão mobile para o seu website?  Compartilhe o seu case conosco e continue acompanhando o nosso blog!

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