storytelling e truthtelling

Storytelling e Truthtelling: conte sua história com verdade e conquiste a confiança do público

storytelling e truthtelling

Você já parou para pensar como está a imagem da sua empresa para o público? Imagem é a maneira como a empresa é percebida pelos clientes. Ela irá influenciar diretamente na decisão de compra.

E essa imagem começa a ser formada desde a primeira impressão. Estudos em Psicologia mostram que em poucos segundos o cérebro humano constrói imagens difíceis de serem apagadas posteriormente e elas continuam se impondo por muito tempo, mesmo que outras informações contradigam a opinião formada no primeiro momento.

Mas existem ferramentas importantes que podem ajudar você a obter sucesso quando o assunto é alcançar a empatia do público, tais como o Storytelling e o Truthtelling.

O Storytelling é a técnica de contar suas histórias com emoção. Mas é preciso contar ao seu público uma história autêntica que transmita seus valores e o porquê de você fazer o que faz – isso é Truthtelling. Quando você obtém sucesso nesses aspectos, a conexão com o público acontece.

Entenda sobre os conceitos de Storytelling e Truthtelling no artigo!

 

Storytelling

O termo Storytelling já virou moda no universo do marketing, e quando começou a dar suas caras por esse segmento, revolucionou com seu conceito de usar técnicas narrativas para transformar conteúdos vendedores em uma jornada com o intuito de criar conexão emocional.

Ótimo! Mas os anos passaram, os tempos agora são outros, e contar uma história sem propósito hoje pode ser pouco para fazer o seu público se identificar.

Agora, é mais que contar uma história com lógica, contexto e bem estruturada. Você precisa de verdade. E aí entra em cena o Truthtelling.

 

Truthtelling

O Truthtelling é o tempero que o Storytelling precisa para ser inspirador. Ele traz um aspecto mais humano à narrativa e de mais transparência ao discurso.

Ele foge um pouco daquele mundo perfeito e sem defeitos para se apoiar em histórias e situações reais, essas sim que motivam e geram conexões fortes no maior estilo “gente como a gente”.

Em um âmbito mais social, o truthtelling pode até mesmo evidenciar injustiças e corrigi-las pelo simples fato de contar histórias que antes não tinham visibilidade. Esse é o poder da verdade!

 

Mas na prática, o que muda?

Um exemplo que conhecemos muito bem na publicidade é o famoso “comercial de margarina”. A história da família perfeita, espirituosa, sempre de bom humor, disposta a distribuir sorrisos desde as 7h da manhã na mesa do café. Essa é a história perfeita! Mas hoje em dia, quem realmente consegue se identificar com isso?

A junção do Storytelling e Truthteling exploram as nuances da vida, cutucam as imperfeições, mostram as diferenças e dão luz a outras perspectivas de vida. Mas é claro que a sua marca/produto/serviço não precisa ir assim tão longe!

O que queremos dizer é que seu negócio pode se beneficiar muito de uma abordagem mais autêntica, transparente e franca – já é um ótimo começo!

 

Empatia e confiança do público: temos!

Usando o Storytelling e o Truthtelling, uma empresa que tenha suas ações de comunicação e relacionamento bem planejadas, integradas e alinhadas ao seu posicionamento terá muito mais chances de causar uma boa primeira impressão e conquistar uma boa reputação junto ao seu público-alvo, conquistando sua simpatia e confiança e entrando em sintonia com ele.

E essa confiança é a crença de que sua empresa não falhará em entregar aquilo que promete. Afinal, com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades!

Quer saber mais sobre esse assunto? Baixe o nosso e-book “10 resultados intangíveis de marketing para médias e pequenas empresas”!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Actwork se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam
o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

entendi