data driven marketing

Data Driven Marketing: os benefícios da coleta, análise e interpretação de dados

data driven marketing

Intuição? Feeling? Sexto sentido? Não por aqui! Conheça mais sobre o Data Driven Marketing, a estratégia de marketing baseada na análise de dados para personalização de ações.

O Data Driven Marketing elabora estratégias de marketing e comunicação a partir da extração e interpretação de dados acerca do comportamento dos consumidores.

E de onde vêm esses dados? Esse verdadeiro oceano de informações que será analisado se chama Big Data, e vem de tudo que está conectado à internet.

 

É dado que não acaba mais!

Os bilhões de dispositivos inteligentes usados pelas pessoas em todo o mundo geram dados a todo o segundo. De acordo com a Gartner, em 2021 foram gerados 40 trilhões de gigabytes de dados no mundo, 50 vezes mais que em 2011.

E segundo estudo da Cisco Systems, quase 30 bilhões de dispositivos estarão conectados à internet até 2023.

 

Mas por que é tão importante analisar dados e basear estratégias de marketing neles?

Cada vez mais, os consumidores buscam e valorizam empresas que personalizam sua comunicação. Um relatório da Salesforce aponta que 66% das pessoas têm a expectativa de que as empresas entendam suas necessidades, e 52% preferem ofertas personalizadas.

A análise de dados permite que a sua empresa customize tudo que for possível para chamar a atenção do cliente: materiais de comunicação, ofertas, promoções, etc., e ajuda também a escolher quais os melhores canais e plataformas para chegar até determinado consumidor.

Afinal, não é por que o TikTok tem mais de um bilhão de usuários que o seu público-alvo está necessariamente lá. Por isso, o Data Driven Marketing também auxilia na economia de recursos proporcionando ações mais assertivas.

 

Veja algumas das vantagens do Data Driven Marketing

  • Segmentação certeira: você conversa com o público certo no momento certo.
  • Criação de conteúdo mais relevante e personalizado.
  • Condução de testes A/B para medir o nível de eficiência da sua estratégia.
  • Integração total entre marketing e vendas.
  • Mais inteligência e assertividade na tomada de decisões gera economia de recursos.

 

Soluções digitais para Data Driven Marketing

Existem inúmeras soluções digitais podem ajudar a implantar o data driven marketing nos negócios, muitas delas gratuitas, tais como: Google Analytics, Google Search Console, Google Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads, etc.

O segredo é contar com excelentes profissionais que saibam utilizar as soluções extraindo delas todo o potencial que podem oferecer. Quando implantadas da forma correta, as estratégias de Data Driven Marketing rendem de 5 a 8 vezes mais ROI aos negócios, segundo estatísticas do Invoca.

 

Para ajudar a sua empresa a implementar o Data Driven Marketing, conte com a Actwork

Aqui, você conta com uma equipe com amplo know-how nessas e outras ferramentas de coleta e análise de dados, além de recursos exclusivos como o Actcenter. Acesse www.actwork.com.br e entre em contato para saber mais!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Actwork se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam
o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

entendi