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Método PDCA: Melhore os resultados de marketing da sua empresa

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Quem acompanha a Actwork sabe que estamos abordando um assunto relevante no marketing digital: os KPIs, indicadores de performance. Mas antes de uma métrica virar KPI, é preciso que o gestor saiba quais são os objetivos de marketing dentro do seu negócio.

A questão é que muitos ficam perdidos ao se deparar com desafios nunca experienciados, o que dificulta na tomada de soluções. Conheça o método PDCA para gestão e saiba como identificar problemas e superar desafios, para assim otimizar os seus resultados em ações de marketing.

Antes de tudo, o que é um DESAFIO?

Num contexto empresarial, desafio é qualquer empecilho que esteja no caminho entre um objetivo e uma meta. E se vencer este desafio, realmente tem impacto positivo sobre o negócio, a equipe deve se esforçar para superá-lo e os ganhos serão coletivos.

Existem métodos para facilitar e guiar nesses caminhos, sendo o método PDCA um deles, ideal para auxiliar na investigação de problemas e dar direcionamento rumo aos resultados desejados. Vamos aprofundar melhor a seguir!

O que é o método PDCA?

PDCA é a sigla para “Plan, Do, Check and Act”, sendo um ciclo de gestão que envolve etapas de: Planejar, Executar, Checar e Agir. É muito útil em situações em que um gerente ou diretor se depara com situações desconhecidas e não sabe como agir.

Mais que resolver questões pontuais, o PDCA visa a melhoria contínua, princípio administrativo kaizen também aplicável ao marketing digital. Muito além de qualidade, o PDCA guia estratégias, identifica oportunidades, soluciona problemas de diferentes níveis e posiciona melhor a empresa perante a concorrência.

PDCA no Marketing Digital

O PDCA pode auxiliar de uma ponta a outra em desafios do marketing digital. Entenda:

  1. PLANEJAR (Plan):PDCA

O planejamento é a fase que mais dedica tempo e atenção dos envolvidos. É o momento de montar um plano e definir formas para atingir os objetivos de marketing, como capturar mais leads, realizar mais vendas num e-commerce ou ter mais engajamento online, por exemplo.

Fazendo um brainstorming é possível identificar um ou mais problemas, analisar todo o fenômeno em volta (origens, consequências, em que afeta), estabelecer as metas e quais as formas de atingi-las.

E então, cria-se o plano de ação. Aqui são definidos os prazos e pessoas responsáveis pelas atividades, além de ferramentas utilizadas e indicadores para serem acompanhados (KPIs).

  1. EXECUTAR (Do):PDCA

Aqui são postas em prática as campanhas digitais, sempre seguindo o plano traçado. O ideal é ter uma fiscalização contínua durante a execução, para assim conferir se está tudo saindo conforme combinado.

  1. CHECAR (Check):PDCA

Esta etapa pode ser feita durante ou após a execução. É o momento de conferir se a implantação dos processos foi correta e associar os resultados obtidos às métricas de desempenho traçadas. Faça comparativos, levantamentos históricos e interprete seus resultados.

  1. AGIR (Act):PDCA

Concluídas as tarefas, o próximo passo é a padronização dos processos que obtiveram sucesso. Campanhas com bom desempenho podem ser mantidas no ar ou repetidas em diferentes períodos, por exemplo.

Os processos positivos devem fazer parte da rotina da empresa com o objetivo de gerar melhorias contínuas, evitar desvios ou ainda que situações semelhantes aconteçam ou se repitam. Com isso, novos ajustes poderão ser necessários e novos objetivos podem nascer. É assim que o ciclo do método PDCA recomeça.

Conclusão

Ter mais precisão em cada campanha, avaliando desempenho e resultados, é um processo que exige ajustes regularmente. É assim que funciona a busca por melhorias contínuas dentro do marketing digital, fazendo do método PDCA um grande aliado para quem investe em campanhas digitais. E aí, que tal se planejar melhor?

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