Métricas e KPIs – Os Indicadores de Performance

Métricas e KPIs – Os Indicadores de Performance acessíveis para PMEs

Você sabe o que são métricas e KPIs? E sabe como eles interferem para entender o desempenho das estratégias digitais de uma empresa? Caso não, está na hora de descobrir o que são, como funcionam e como impactam na gestão do negócio.

Continue lendo o artigo para aprofundar-se no tema.

Métricas e KPIs – Os Indicadores de Performance

O marketing intuitivo é arriscado e pode dar muitos prejuízos a quem o utiliza. Por que optar por essa maneira ultrapassada de promover sua empresa, quando no mercado já existem inúmeras ferramentas que auxiliam na medição da performance, tornando possível entender cada detalhe do que está acontecendo?

É sob essa ótica que o Marketing de Performance se encaixa perfeitamente, fornecendo dados e insights valiosos para que toda a parte digital do seu marketing seja precisa. De forma resumida, você passa a saber exatamente o que está acontecendo.

E isso só é possível graças às métricas e KPIs. Saiba mais sobre eles:

Métricas e KPIs – O que são? Qual a diferença entre eles?

Antes de qualquer explicação, vamos diferenciar os dois termos, já que possuem significados muito semelhantes.

De uma forma geral, as métricas são indicadores – elas servem para avaliarmos dados sobre suas campanhas online e são expressas em números. As métricas são obtidas a partir da utilização de ferramentas digitais específicas, como o Google Analytics.

Os KPIs (Key Performance Indicator) também são indicadores, ou seja, também são métricas. Porém, os KPIs são dados considerados relevantes para alcançar uma determinada meta ou objetivo, enquanto as métricas são mais abrangentes.

Ainda não está claro? Veja o exemplo:

Vamos supor que um dos objetivos de sua empresa seja aumentar as vendas online. Quando o Analista de Marketing começar a avaliar o andamento das vendas, ele estará munido de inúmeras métricas: tempo de permanência no site, taxa de rejeição, origem do tráfego (de onde vieram os visitantes), entre outras.

Todas elas são importantes para se ter um panorama geral, porém, existem outras métricas que conseguem avaliar mais profundamente o desempenho do objetivo final, como a taxa de conversão (vendas). Analisando essa taxa é possível ter uma visão mais direta ao aumento de vendas, ou seja, é um Indicador de Performance.

Resumindo –As métricas são indicadores, e os KPIs são indicadores relacionados diretamente ao objetivo que se pretende alcançar e é através deles que avaliamos o desempenho das estratégias digitais. Todo KPI é uma métrica, mas nem toda métrica é um KPI.

Métricas e KPIs – Qual seu papel fundamental no marketing de PMEs?

Simples: tratando-se de PMEs, é comum que a verba de marketing não seja tão grande, portanto, é preciso aproveitar cada real investido, para resultar no melhor retorno possível, sem gastar mais do que se deve em algo que não tem dado tão certo.

E como fazer isso? Através do Marketing de Performance, que utiliza das métricas e KPIs para transformar estratégias digitais comuns em estratégias digitais assertivas, precisas e com bom custo-benefício.

Entre em contato e saiba como podemos ajuda-lo a alavancar suas vendas!



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