marketing digital

27 Termos de marketing digital que você precisa saber o significado!

termos de marketing digital

O universo online é cheio de siglas e acrônimos e, frequentemente, surgem novos termos, que correspondem a um conceito, abreviações de estratégias de marketing digital ou expressões adaptadas por profissionais da área e internautas.

Com tantas palavras diferentes, fica difícil saber o significado de todos os termos. Pensando nisso, separamos um glossário com diversas nomenclaturas que você precisa tomar conhecimento. Acompanhe 27 termos de marketing digital:

Glossário de Marketing Digital

1 – ROI: Return on Investment. Em português, Retorno sobre Investimento. O indicador aponta os ganhos e possíveis prejuízos em relação ao que foi investido.

ROI acima de 1 demonstra lucro, abaixo significa que você está perdendo dinheiro. A métrica serve para avaliar quais ações de marketing digital estão sendo mais efetivas.

2 – KPI: Key Performance Indicators. Em português, Indicadores Chave de Performance. Trata-se de indicadores que tem como meta acompanhar o desenvolvimento de um conjunto de ações de uma empresa para alcançar um objetivo.

3 – CTR: Click Through Rate. Em português, Taxa de Cliques. Corresponde ao número de cliques dividido pelo total de visualizações de um anúncio.

4 – CAC: Custo de Aquisição de Cliente. A métrica analisa o quanto é gasto para adquirir um cliente.

5 – SEM: Search Engine Marketing. Em português, Marketing de Ferramenta de Busca. É o termo correspondente a um conjunto de técnicas de marketing digital, que tem como principal objetivo promover um site nos buscadores.

glossário de marketing digital

6 – SEO: Search Engine Optimization. Em português, Otimização das Ferramentas de Busca. Trata-se de conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento orgânico de um site nos motores de busca.

7 – Black hat: Termo referente à técnicas de SEO, não autorizadas, que visam acessar um sistema protegido ou ter acesso à informações confidenciais.

8 – Briefing: É um conjunto de informações e coordenadas sobre um cliente ou produto que servem de diretrizes para a execução de um trabalho.

9 – Call to action (CTA): Significa “chamada à uma ação”. Ou seja, são links ou botões de uma página que estimulam os usuários a realizarem uma determinada ação.

10 – CRM: Customer Relationship Management. Em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Pode ser um conceito administrativo ou a designação do sistema tecnológico que tem como objetivo acompanhar o histórico de compras do cliente em um site.

11 – Mailing: Relação de contatos (e-mails) para a qual são enviadas peças de e-mail marketing.

12 – Hashtag: Palavra-chave acompanhada do sinal ‘#’. A técnica ajuda a setorizar as publicações sobre um determinado assunto. Essa estratégia é muito utilizada para aumentar a interação com o público-alvo.

13 – Hotsite: Site mais simples projetado para apresentar uma ação de marketing.

14 – Inbound Marketing: Novo conceito de marketing que consiste em atrair, converter e fidelizar clientes.

15 – Landing Page: Página de conversão. É qualquer página por onde um visitante entra no seu site.

estratégias de marketing digital

16 – Lead: Contato qualificado que esboça interesse em seu produto ou serviço.

17 – Marketing de Conteúdo: Carro-chefe do Inboud Marketing. A estratégia visa atrair possíveis clientes por meio de conteúdo original e de qualidade.

18 – Webinar: Palestra virtual.

 19 – White Hat: Significa o contrário do Black Hat. Trata-se de técnicas válidas de SEO autorizadas pelos buscadores.

20 Media Kit: Informações de audiência e valores de um canal digital.

21 – Mobile Marketing: Ações de marketing desenvolvidas para dispositivos móveis;

22 – Page view: Número de páginas visitadas.

23 – e-Book: Livro digital.

24 – Engajamento: envolvimento e interação com a publicação/post de uma marca.

25 – Facebook Ads: Plataforma de anúncios do Facebook.

26 – Budget: Parte da verba de uma empresa destinada à ações de marketing e novos negócios.

27 – Prospect: Cliente em potencial.

Ainda está com dúvidas sobre algum dos termos de marketing digital?

Envie para nós e continue acompanhando o nosso blog!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Actwork se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam
o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

entendi