plano de marketing digital

Como montar um plano de marketing digital eficaz?

como montar plano de marketing digital

O plano de marketing digital é essencial para qualquer empresa que se lança no mercado. O processo de elaboração é considerado trabalhoso e muito maçante e, por isso, muitas companhias o ignoram, ou o deixam em segundo plano. No entanto, sem uma estratégia bem definida é bem possível que seus resultados sejam desastrosos.

Em contrapartida, se elaborar um planejamento de marketing digital antes de atirar para todos os lados, a sua marca já estará com meio caminho andado em direção ao êxito. Para isso, é preciso seguir um roteiro básico e definir o objetivo, público-alvo, ações e, posteriormente, analisar as métricas. A seguir, acompanhe as instruções para montar um plano de marketing digital:

5 Dicas para criar um plano de marketing digital assertivo

Chegou a hora de determinar e documentar todos os dados e ações! Para que seu planejamento digital alcance o resultado esperado, separamos passos indispensáveis para a sua estratégia.   Confira:

1 – Trace metas e objetivos e defina o período de ação!

O primeiro passo consiste em fazer um diagnóstico da situação da empresa e definir metas principais e secundárias. Pode ser conquistar mais seguidores e atrair mais tráfego para um site ou blog, aumentar as vendas em um curto prazo ou converter mais leads em prospects.

É neste estágio também que analisamos o cenário e as ações da concorrência e definimos um período de ação. O fator tempo pode ser considerado irrelevante por muitos profissionais, mas o prazo é fundamental para manter o controle e atingir metas

2 – Defina o seu público-alvo!

O marketing deve ser a parte inteligente do negócio, por isso, não é possível alcançar resultados positivos sem saber com quem você está se comunicando.

Por isso, analise o perfil dos seus atuais clientes, dos visitantes do seu site e acompanhe o comportamento dos usuários nas mídias sociais. Com base nestes dados adapte a linguagem, conteúdo e ações.

Uma boa dica é criar buyer personas. Elas representam os seus potenciais clientes e te ajudam a se comunicar melhor com os seus seguidores. Dessa forma é mais fácil criar uma estratégia de marketing digital mais eficaz. Faça representações dos seus consumidores ideais e identifique-os.

3 – Crie seu plano de ação com base nos seus objetivos!

Essa é a hora de definir o melhor caminho para atingir os seus objetivos. O marketing digital possui diversas opções para divulgação e manutenção da imagem de uma marca. Por isso, escolha as mais apropriadas para o seu segmento, público e objetivo.

Uma boa tática é apostar em diversos mecanismos e monitorá-los para identificar qual está trazendo mais resultados.

plano de ações de marketing digital

4 – Fique de olho nos resultados!

Quando se trata da web não se pode ignorar os números. Aliás, a análise de métricas está entre as principais vantagens do marketing digital. Avalie a quantidade de leads e prospects que chegam até o seu site e blog. Monitore os resultados de anúncios no Google, Facebook Ads ou qualquer outra plataforma que seja utilizada.

Curtidas, comentários e compartilhamentos nas redes sociais também devem ser consideradas. Não esqueça de responder as dúvidas do seu público e apostar nas estratégias que apresentam os melhores resultados.

5 – Aposte em ferramentas inteligentes!

A internet possui diversos programas e plataformas que podem facilitar o seu trabalho. Seja para publicar, analisar ou criar. Informe-se com frequência sobre o segmento e teste todas as possibilidades.

Como você pode ver, criar um plano de marketing digital exige muito trabalho e paciência, mas é a etapa mais importante do processo. Por isso, não pode ser esquecido e engavetado.

Se tiver dificuldades, considere a contratação de uma agência de performance para te ajudar a na construção do projeto e na expansão dos resultados.  Procure uma empresa da sua confiança e não esqueça de acompanhar o trabalho. Afinal, agora você já conhece todas as etapas de um planejamento de marketing digital eficaz.

Fale Conosco



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Actwork se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam
o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

entendi