Internet das coisas

Internet das coisas: O que é isso?

Não é de hoje que ouvimos a expressão Internet das Coisas. Mas o que significa isso exatamente? Qual é o conceito e o que muda nas nossas vidas?

o que é Internet das coisas

Internet das Coisas é a tradução livre do termo em inglês Internet of Things (IoT) e é utilizado para descrever uma transformação tecnológica, onde o objetivo é conectar equipamentos usados diariamente à internet.

Além de tablets, smartphones e notebooks, dispositivos usados para acessar a rede mundial de computadores para realizar diversas atividades, há outros aparelhos que podem fazer isso, e não se trata de smart TVs ou câmeras. E sim de eletrodomésticos e outros itens.

Já imaginou como seria se a sua geladeira, máquina de lavar, lâmpadas e forno pudessem se conectar também?

Entenda que a proposta não é fazer com que você tenha mais um canal para entrar em contato com o universo virtual.  A ideia é tornar os equipamentos mais úteis e eficientes. Já pensou se a sua máquina de lavar lhe enviasse uma notificação quando acabasse o amaciante ou sabão em pó?

E se a sua geladeira lhe avisasse que algum produto está em falta e, ainda, lhe enviasse uma lista de lugares que estão com preços promocionais?

O termo “Internet das Coisas” foi popularizado no final dos anos 90 pelo empresário Kevin Ashton, um dos fundadores do Centro de Auto-ID no MIT. Ashton fazia parte de uma equipe que descobriu como vincular objetos à Internet por meio de uma etiqueta RFID. Ele usou o termo “Internet das Coisas” pela primeira vez em uma apresentação em 1999.

A seguir, veja algumas aplicações da tecnologia.

Internet das Coisas na prática

como aplicar a Internet das coisas

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a Internet das Coisas já é uma realidade e é possível vê-la em uma série de aplicações, acompanhe:

Philips Lighting

A Philips lançou uma linha de lâmpadas LED inteligentes intitulada, Hue.  Por meio de um aplicativo é possível personalizar e adaptar a iluminação de um ambiente, mudando a intensidade e as cores.

FitBit

FitBit é uma empresa que comercializa dispositivos que monitoram a saúde dos usuários. O controle é feito por relógios, pulseiras e balanças inteligentes que geram dados, como batimento cardíaco, calorias perdidas e distância percorrida. Todos os resultados podem ser compartilhados nas redes sociais.

Nest

Nest, que produz dispositivos inteligentes para residências e escritórios, desenvolveu detectores de fumaça e termostatos que podem ser integrados à dispositivos móveis por meio de apps.

O produto, além de ajustar a temperatura local de forma automática pode, por exemplo, adaptar a temperatura de um ambiente levando em consideração a hora em que o indivíduo entra e sai de casa.

A seguir, assista ao vídeo do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, NIC.br, que explica o conceito da Internet das Coisas.

 

Quer mais informações sobre esse e outros assuntos sobre negócios e marketing digital? Continue acompanhando o nosso blog!

button_visite-o-site-da-actwork



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Actwork se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam
o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

entendi