Canvas e Marketing Digital

Marketing Digital e Canvas: Como a publicidade online te auxilia na Proposta de Valor de sua empresa?

O Canvas de Modelo de Negócios é um instrumento eficiente e intuitivo que leva em consideração todos os fatores de relevância em sua empresa. No artigo de hoje vamos mostrar a relação entre o Marketing Digital e a Proposta de Valor, um dos itens que compõe o Canvas.

Canvas e Marketing Digital

Fazendo uma analogia, imagine a sua companhia como um organismo vivo: para funcionar, ele conta com diversas áreas trabalhando juntas. No corpo humano, desde o cérebro aos músculos, tudo funciona em harmonia para resultar na saúde.

O Canvas é um método de organizar as áreas vitais de uma organização, a fim de compreender exatamente seu Modelo de Negócio e, assim, fazê-lo funcionar da maneira mais produtiva possível. Ele é composto por: Segmento de Clientes, Proposta de Valor, Fontes de Receita, Parcerias Principais, entre outras.

Essa metodologia é muito empregada em startups e empresas que buscam novas maneiras de se posicionar perante um cenário mercadológico competitivo como o paulistano e, consequentemente, aumentar seu alcance.

O que é a Proposta de Valor em um Canvas?

Construindo a Proposta de Valor

Segundo o livro “Business Model Generation”, de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, a Proposta de Valor “descreve o pacote de produtos e serviços que criam valor para um Segmento de Clientes específicos”.

Resumidamente, trata-se do fator capaz de fazer um consumidor te escolher, de acordo com o problema que sua empresa é capaz de resolver.

Um exemplo prático: por que escolher Apple, e não Samsung ou Motorola? Além dos requisitos técnicos variáveis entre os smartphones das marcas citadas acima, há também outros fatores importantes como suporte, custo-benefício, durabilidade, eficiência, capacidade de atender às suas necessidades etc.

Ou seja, podemos concluir que a Proposta de Valor é todo um conjunto de coisas que a empresa oferece ao cliente. É um pacote que, quanto mais completo, melhor.

Existem Propostas de Valor inovadoras, tal como faz o Nubank – um banco completamente digital; entretanto, outras são mais próximas de outras já existentes, como no caso de um supermercado.

A sua Proposta de Valor não precisa ser inovadora, porém, deve obrigatoriamente atender assertivamente o Segmento de Clientes específico. E falando em propor valor aos consumidores, quais seriam estes valores então? Para citar alguns: Desempenho, Personalização, Design, Preço, Redução de Custo e/ou Risco, Usabilidade etc.

Como o Marketing Digital e a Publicidade Online auxiliam na Proposta de Valor?

Proposta de Valor

Simples: sendo o Marketing Digital uma forma de não apenas atrair, mas também engajar sua persona, a publicidade online é fundamental para a consolidação da sua Proposta de Valor. E isso acontece graças às ferramentas e estratégias de marketing.

Vamos supor que seu modelo de negócio esteja redondo. Ainda assim, é preciso fazer com que as pessoas cheguem até sua empresa e tomem conhecimento do modelo atuante.

Para que elas cheguem até você, algumas soluções devem ser trabalhadas, tais quais: SEO, responsividade do site, links patrocinados (anúncios via Google Ads e plataformas do tipo).

E, uma vez tendo chegado até seu domínio digital, os usuários precisam compreender como funciona o seu negócio. Para satisfazer essa necessidade de conhecimento do consumidor, o Inbound Marketing pode ser aplicado, trazendo conteúdo relevante para as páginas de seu site, e-books, artigos e até vídeos explicativos, tornando a jornada de compra agradável e objetiva.

Concluindo, o Marketing Digital é o elo de aproximação entre sua marca e o interesse do público. Sem ele, a sua proposta de valor, por melhor que seja, pode não sair do papel.

Conte com especialistas em Marketing Digital para expandir seu nicho!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *