leads

O que são leads?

É praticamente impossível falar de marketing digital sem abordar a captação de leads. Todas as estratégias do universo online, adotadas por empresas de diversos tamanhos e segmentos, têm como principal premissa a geração de contatos qualificados.

o que são leads

Mas qual é o conceito dessa palavra tão popular na web?

Segundo a Hubspot, plataforma de automação de inbound marketing, um lead é um contato que adquiriu algo gratuito no seu site, como, por exemplo, um e-book ou infográfico, em troca de informações pessoais (nome, e-mail, cargo e telefone).

Ou seja, é um internauta com potencial para se tornar cliente ou um usuário que entrou em contato com a sua empresa por estar interessado em mais informações sobre seus produtos ou serviços.

O segredo é atrair o visitante até uma landing page bem estruturada e convencê-lo preencher um formulário com dados pessoais.

Vale ressaltar que algumas organizações conceituam os leads de maneiras distintas. Umas pensam que não basta entrar em contato com a marca para ser considerado um lead. Já outras acreditam que esse tipo de comportamento pode caracterizar um futuro cliente.

Leads X Visitantes

leads x visitantes

Alguns profissionais confundem leads com tráfego. A verdade é que você poder ter um milhão de visitantes no seu site, mas, se eles não deixarem informações de contato, serão apenas um número.  Não será possível interagir e avaliar se realmente são clientes em potencial.

Por isso, é muito importante preparar seu website para converter essas visitas e não apenas recebê-las.

Analisando por este ângulo, podemos definir que leads são visitantes, que apresentam interesse por seus produtos ou serviços, e são identificáveis. Ou seja, você possui algum tipo dado sobre esse internauta e pode entrar em contato quando desejar.

Mas como converter o usuário com este perfil em um cliente?

Para aumentar o faturamento do seu negócio não basta gerar leads, é preciso nutri-los até que estejam aptos a adquirir algo. Entenda:

O que é nutrição de leads?

Nutrição de leads significa manter relacionamento e criar laços com pessoas com potencial para se tornarem clientes. O objetivo é conquistar credibilidade e se tornar referência de informação no seu segmento.

Comunicar é um dos estágios mais importantes desse processo. Abastecer os leads com conteúdo e informações é um fator fundamental para qualquer estratégia de marketing.

De acordo com um estudo da MarketingSherpa, 79% dos leads das empresas não se tornarão consumidores por não terem recebido nenhum contato das corporações.

O levantamento descrito acima ressalta a importância de incluir os leads em um workflow (fluxo de e-mails) para que cheguem até a etapa mais importante do funil de vendas, quando se tornam clientes e entusiastas da marca.

A captação de dados de um usuário, unida à personalização de mensagens é uma poderosa ferramenta para alavancar as vendas. O segredo é entregar a mensagem certa, para o consumidor certo, na hora certa!

Por isso, se você ainda não trabalha com geração e nutrição de leads, entre em contato com a sua agência de marketing digital e inicie a estratégia. Aproveite e leia também: Mídias sociais podem gerar leads qualificados?

Ainda tem dúvidas sobre o que é e como nutrir leads? Entre em contato conosco e receba nossas publicações.

leads



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Actwork se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam
o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

entendi