homem com uma lâmpada na cabeça dando alusão a criatividade

Conceito Criativo: o primeiro passo para sua empresa se destacar no oceano da concorrência.

homem com uma lâmpada na cabeça dando alusão a criatividade

No artigo exclusivo da Actwork, confira a definição de Conceito Criativo e o que essa importante ferramenta de marketing e publicidade pode fazer para que a sua empresa mostre mais personalidade e conquiste clientes.

Imagine que o mercado é um grande aplicativo de relacionamento, inúmeras empresas lutando para que os potenciais clientes deem a elas aquele coraçãozinho verde que pode mudar tudo. Como chamar a atenção nesse oceano de concorrência?

Uma ótima foto, uma descrição legal… É isso que faz um bom perfil. E também um excelente Conceito Criativo!

 

Mas afinal, o que é um Conceito Criativo?

Por definição, o Conceito Criativo dita como a comunicação visual e verbal de uma empresa/marca/produto devem ser. Como ela se apresenta ao público, o que ela diz e como ela diz. E esse jeito, essa maneira de ser que é só dela, pode ser o ponto crucial que irá conquistar um cliente.

 

Comunicação Visual

  • Qual é a cara da sua empresa/marca/produto/serviço?
  • Que imagem você quer passar para o público quando ele vir ou pensar em você?
  • No aspecto da Comunicação Visual, tudo que tem relação ao universo imagético entra na equação. Seu negócio vai utilizar fotos reais ou vai utilizar ilustrações?
  • Nessas imagens, vai haver pessoas ou apenas objetos ou paisagens?
  • Ou então, você não quer usar imagens, mas apenas tipografia em um conceito All Type?
  • Falando em tipografia, qual vai ser a fonte utilizada?

Todos esses elementos que correspondem à imagem devem ser pensados e discutidos.

 

Comunicação Verbal

  • Como sua empresa/marca/produto/serviço se comunica com o público?
  • Qual o tom de comunicação que ele usa? É uma linguagem mais formal ou mais informal, despojada?
  • Seu negócio fala dele próprio na primeira pessoa ou na terceira pessoa?
  • Ele usa linguagem técnica? Ele fala usando gírias?

 

Estabelecer esse tom de comunicação também constrói a personalidade do seu negócio.

Muitas vezes, as escolhas que acercam a Comunicação Visual e Verbal são ser feitas de acordo com o público alvo que você deseja atingir. Quanto mais formal for o seu público, mais formal deve ser o seu Conceito Criativo, e quanto mais despojado o seu público for, mais informal o seu Conceito Criativo será.

Mas ser formal ou informal não significa que você irá ou não surpreender com seu Conceito Criativo. A ideia é que ele seja diferente, que chame atenção, que movimente uma conversa, uma interação, um interesse, seja ele mais sóbrio ou mais despojado.

 

Criar um Conceito Criativo é sobre mostrar a personalidade da empresa de um jeito fácil de assimilar, que chame atenção e seja único.

E é aí que a criatividade entra em cena! Por meio de uma combinação de imagem e texto, sua empresa vai dar as caras no mercado dizendo a que veio e destacando sua melhor qualidade. Parece uma tarefa complicada… E é mesmo! Obrigado, universo, pelos publicitários!

 

Mas criatividade se aprende?

A criatividade é algo subjetivo, e tudo que os profissionais publicitários produzem dessa fonte é aberto a julgamento, opiniões e está tudo bem! O importante é que você conte com esses profissionais que estudaram, treinaram e colocaram em prática o exercício da criatividade desde os tempos de faculdade.

Dissemos lá em cima que a criatividade é subjetiva e o processo criativo é muito particular de cada profissional ou até mesmo de cada situação. Aliás, você sabia que existem matérias na grade curricular acadêmica dos cursos de Publicidade e Propaganda que buscam despertar o senso criativo e crítico dos estudantes de publicidade?

Aulas de Processo Criativo, Redação Publicitária, Design, História da Arte, Cenografia e Instrumentação, entre muitas outras, dão aos publicitários em formação a base que precisam para formarem um pensamento crítico e exercitarem a criatividade.

 

Criar o melhor Conceito Criativo para sua empresa leva tempo, estudo e muito trabalho.

O processo envolve diversos fatores, entre eles:

  • Estudo da empresa/marca/produto/serviço;
  • Estudo do público-alvo;
  • Estudo da Concorrência;
  • Briefing;
  • Desenvolvimento de Comunicação Visual e Verbal;
  • Desenvolvimento de ideias;
  • Desenvolvimento de defesas;
  • E muito mais!

 

Portanto, apesar da criatividade ser um fator importante na equação, tudo que é feito deve ser embasado por estudos concretos que irão nortear o Conceito Criativo, para que ele seja o mais assertivo possível e cumpra o seu papel de dar uma personalidade ao negócio com maestria. É sobre aliar a criatividade com informações concretas – aí é sucesso!

 

Conte com ajuda profissional para criar o Conceito Criativo do seu negócio.

Fale com a Actwork! Temos um amplo portfólio de conceitos criativos e podemos ajudar a sua empresa a mostrar personalidade no mercado. Acesse nosso site AQUI, confira nossos trabalhos nesse segmento da Publicidade e entre em contato.



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Actwork se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam
o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

entendi