O que são leads?

É praticamente impossível falar de marketing digital sem abordar a captação de leads. Todas as estratégias do universo online, adotadas por empresas de diversos tamanhos e segmentos, têm como principal premissa a geração de contatos qualificados.

o que são leads

Mas qual é o conceito dessa palavra tão popular na web?

Segundo a Hubspot, plataforma de automação de inbound marketing, um lead é um contato que adquiriu algo gratuito no seu site, como, por exemplo, um e-book ou infográfico, em troca de informações pessoais (nome, e-mail, cargo e telefone).

Ou seja, é um internauta com potencial para se tornar cliente ou um usuário que entrou em contato com a sua empresa por estar interessado em mais informações sobre seus produtos ou serviços.

O segredo é atrair o visitante até uma landing page bem estruturada e convencê-lo preencher um formulário com dados pessoais.

Vale ressaltar que algumas organizações conceituam os leads de maneiras distintas. Umas pensam que não basta entrar em contato com a marca para ser considerado um lead. Já outras acreditam que esse tipo de comportamento pode caracterizar um futuro cliente.

Leads X Visitantes

leads x visitantes

Alguns profissionais confundem leads com tráfego. A verdade é que você poder ter um milhão de visitantes no seu site, mas, se eles não deixarem informações de contato, serão apenas um número.  Não será possível interagir e avaliar se realmente são clientes em potencial.

Por isso, é muito importante preparar seu website para converter essas visitas e não apenas recebê-las.

Analisando por este ângulo, podemos definir que leads são visitantes, que apresentam interesse por seus produtos ou serviços, e são identificáveis. Ou seja, você possui algum tipo dado sobre esse internauta e pode entrar em contato quando desejar.

Mas como converter o usuário com este perfil em um cliente?

Para aumentar o faturamento do seu negócio não basta gerar leads, é preciso nutri-los até que estejam aptos a adquirir algo. Entenda:

O que é nutrição de leads?

Nutrição de leads significa manter relacionamento e criar laços com pessoas com potencial para se tornarem clientes. O objetivo é conquistar credibilidade e se tornar referência de informação no seu segmento.

Comunicar é um dos estágios mais importantes desse processo. Abastecer os leads com conteúdo e informações é um fator fundamental para qualquer estratégia de marketing.

De acordo com um estudo da MarketingSherpa, 79% dos leads das empresas não se tornarão consumidores por não terem recebido nenhum contato das corporações.

O levantamento descrito acima ressalta a importância de incluir os leads em um workflow (fluxo de e-mails) para que cheguem até a etapa mais importante do funil de vendas, quando se tornam clientes e entusiastas da marca.

A captação de dados de um usuário, unida à personalização de mensagens é uma poderosa ferramenta para alavancar as vendas. O segredo é entregar a mensagem certa, para o consumidor certo, na hora certa!

Por isso, se você ainda não trabalha com geração e nutrição de leads, entre em contato com a sua agência de marketing digital e inicie a estratégia. Aproveite e leia também: Mídias sociais podem gerar leads qualificados?

Ainda tem dúvidas sobre o que é e como nutrir leads? Entre em contato conosco e receba nossas publicações.

Nos comprometemos em apenas enviar Informativos da nossa empresa.

Ao informar seus dados concorda com nossa Política de Privacidade

Cadastre-se

Ao enviar meus dados, concordo com a Política de Privacidade.
A Actwork se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito
Actwork cares about you and your privacy

Our website uses cookies and other technologies to personalize your experience and understand how you and other visitors use our website.
When you browse the website, we will collect such information to use for these purposes. If you have any questions, please visit our Privacy Policy.

Accepted