Por que apostar em marketing de conteúdo?

investir em marketing de conteúdo

Bill Gates dizia que o ‘conteúdo é rei’. Já Lee Oden afirma que o ‘conteúdo não é o rei, é o reino’. Independentemente de quem está certo, o fato é que o conteúdo é o coração de qualquer estratégia de marketing digital e comunicação.

O marketing de conteúdo é a melhor forma de atrair e interagir com o seu público-alvo e potenciais clientes.

A era do discurso, onde as marcas faziam um marketing disruptivo, acabou. As pessoas querem interagir e participar da conversa. E as marcas que quiserem ganhar um espaço no coração dos clientes terão que aprender a ouvir, a solucionar problemas e se interessar pelo que o consumidor tem a dizer.

Mas como fazer isso?

Criando materiais estratégicos, originais, bem alinhados e que tenham valor para as pessoas, gerando uma percepção positiva sobre sua marca.

Parece simples, mas você precisa fazer com que os seus textos e notícias cheguem com facilidade até os consumidores. E o melhor caminho é utilizar as táticas de SEO e usar as mídias sociais como porta-vozes da sua marca.

A verdade é que a produção de conteúdo por si só não garante uma legião de leads e fãs apaixonados, você precisa amarrar as ações de forma estratégica. É aí que entra o tão falado inbound marketing!

Marketing de conteúdo e inbound marketing são conceitos complementares e um não vive sem o outro!

Não adianta criar um blog e fazer postagens com frequência sem um planejamento bem estruturado. E uma estratégia bem amarrada sem um marketing de conteúdo assertivo também não tem valor nenhum.

atrair leads com marketing de conteúdo

De acordo com a Hubspot, empresa precursora do marketing de entrada, o inbound tem como base o encantamento do consumidor e visa ganhar o interesse dos usuários. Trata-se de um planejamento completo onde as principais técnicas digitais se aplicam. E o conteúdo é o combustível que alimenta esse conjunto de processos.

Saiba como o Inbound Marketing pode alavancar o seu negócio!

A seguir, acompanhe alguns dados sobre as metodologias:

12 dados sobre marketing de conteúdo e inbound que você precisa saber!

1 – Cerca de 92% das companhias que adotaram o inbound marketing tiveram um resultado positivo. Fonte: O Estado do Inbound Marketing no Brasil

2 – 60% dos usuários apresentam uma visão mais otimista das marcas após consumir um conteúdo da mesma. Fonte: iMedia Connection

3 – Obter um lead com o Inbound Marketing é 47% mais barato do que com o Outbound Marketing. Fonte: Hubspot

4 – O marketing de conteúdo gera 3 vezes mais leads e custa 62% menos do que o marketing tradicional. Fonte: Demand Metric

5 – As marcas que priorizam criação de blogs estão 19 vezes mais propensas a alcançarem um ROI – Retorno Sobre o Investimento – positivo. Fonte: Hubspot

6 – Nutrir leads gera um crescimento de vendas de 50% com um custo 33% menor. Fonte: Forrester Research

“A gente precisa parar de interromper as pessoas em seus interesses e ser o que elas estão interessadas.” 

Craig Davis, ex CCO da J. Walter Thompson

7 – 42% dos profissionais de marketing B2B se consideram eficazes no marketing de conteúdo. Fonte: CMI

8 – Cerca de 61% dos consumidores são influenciados pelo conteúdo personalizado. Fonte: Dragon Search Marketing

9 – As empresas adeptas do marketing de conteúdo possuem taxas de conversão seis vezes maiores que outras marcas. Fonte: Aberdeen

10 – Em torno de 95% dos usuários escolhem soluções de empresas que entregam um conteúdo amplo e com informações relevantes para cada etapa da jornada do comprador. Fonte: DemandGen Report

11 – Leads obtidos por meio do SEO têm uma taxa de fechamento de 14,6%, enquanto leads do marketing tradicional atingem apenas 1,7%. Fonte: Hubspot

12 – Marketing de conteúdo atrai o triplo de leads por cada dólar investido. Fonte: Kapost

Como é possível analisar, não adianta investir em produção e-books, textos para blogs e outros materiais sem um método eficaz para capturar leads e encantar clientes. Assim como o marketing de atração não teria forças sem ter o conteúdo como bateria.

Portanto, se você não ainda não conectou essas estratégias, está na hora de entrar em contato com uma agência de performance e dar o primeiro passo!

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