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Como usar o Facebook a favor da sua empresa? Parte I

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O Facebook é a plataforma de relacionamento mais popular do mundo. De acordo com a própria plataforma, só no Brasil, a mídia social possui cerca de 99 milhões de usuários ativos mensais. Isso significa que 8 em cada 10 brasileiros têm um perfil no site.

Apesar da grande adesão, não podemos afirmar que ‘Todo mundo está no Facebook’, pelo menos quando se trata do universo corporativo. A mídia social faz parte da estratégia de marketing digital de muitas marcas, mas nem todas aderiram à rede social de Mark Zuckerberg.

Os motivos são distintos. Algumas empresas têm medo de que a página se torne um canal de reclamações – embora seja uma excelente oportunidade de interação com os consumidores – e outras não acreditam na eficácia da plataforma para o seu nicho de mercado.

Geralmente, negócios com modelo B2B não se beneficiam do Facebook. Ele é recomendado para organizações que possuem o seguinte perfil:

  1. Tem pessoa física como público-alvo (B2C);
  2. Tem um segmento específico que pode ser identificado com perfil em rede social, como arquitetos, funcionários públicos, professores, entre outros.

Se você está pensando criar um perfil corporativo, antes precisa alinhar alguns aspectos sobre o que fazer e o que não fazer.

“Engaje em vez de vender. Trabalhe como co-criador, não como marketeiro.”

Tom Anderson

Nesta primeira parte do artigo, vamos abordar as boas práticas. Acompanhe as nossas dicas:

Facebook: O que fazer na sua FanPage?

As marcas que estão presentes no Facebook não devem apenas focar nas vendas. O ideal é aproveitar o espaço para observar e interagir com o seu público-alvo, estabelecendo um diálogo justo.

Para isso, é fundamental ter um planejamento detalhado de como agir nas mídias sociais, manter a regularidade e frequência de postagens e apresentar conteúdo original, de qualidade e que tenha ligação com fãs e seguidores. Acompanhe:

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O que postar?

O primeiro passo, após criar e otimizar uma página, é esboçar o tipo de conteúdo que será postado.

Além de materiais institucionais, é fundamental divulgar produtos e serviços, novidades, informativos, variedades, campanhas e aproveitar as datas comemorativas – as tradicionais e as que tenham relação com o seu ramo de atuação – para interagir com os usuários.

Como interagir?

As postagens, quando bem direcionadas, geralmente, já geram comentários, likes, reações e compartilhamentos. O ideal é estimular os fãs a realizarem ações dentro da página ou no seu site, seja para acessar o portal, comprar um produto online, assistir um vídeo ou acompanhar a atualização de um blog.

Portanto, procure gerar debates saudáveis que criem engajamento e discussões de ideias sobre o seu setor de atuação. Curta e responda os comentários educadamente e seja receptivo com possíveis críticas.

Como ganhar audiência?

Não adianta gerar conteúdo em excesso se não tiver seguidores ativos. Por isso, invista em campanhas patrocinadas no Facebook Ads.

A plataforma permite que você divulgue a sua página, uma publicação que deseja destacar ou, até mesmo, o seu site ou blog. A vantagem é que você pode direcionar os seus anúncios para um público específico e investir o quanto achar necessário.

Quer saber como conquistar uma audiência qualificada? Clique aqui!

 Como avaliar os resultados?

Assim como qualquer estratégia de marketing digital, analisar as métricas é fundamental. Essa é a única forma de você apurar se os seus esforços estão surtindo algum efeito e quais são as táticas que estão sendo mais eficazes.

O monitoramento também permite que você tenha insights, uma vez que reserva um período para avaliar não só o volume de ações no seu perfil, mas também as opiniões sobre os seus produtos/serviços.

Vale ressaltar que essa etapa é uma das mais importantes. Por isso, caso não tenha tempo de acompanhar os resultados, procure uma agência de marketing digital para desenvolver esse trabalho.

Confira a continuação de nosso artigo: Como usar o Facebook a favor da sua empresa? Parte II.

A sua empresa já possui uma página no Facebook? Você tem uma estratégia diferente para administrar a FanPage? Divida a sua experiência conosco e não deixe de acompanhar a segunda parte deste artigo no nosso blog! Assine a nossa newsletter!

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