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Como usar o Facebook a favor da sua empresa? Parte II

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O Facebook é uma ferramenta valiosa para a comunicação e o marketing digital das empresas. No último mês, publicamos em nosso blog um artigo que enumerava as boas práticas de uso da plataforma. Abordamos o tipo de conteúdo que deve ser postado, como interagir com os usuários, o que fazer para ganhar mais audiência e qual a importância de monitorar as métricas.

Nesta etapa vamos relacionar as más práticas. Afinal, uma gestão despreparada pode gerar consequências negativas para sua marca. Acompanhe!

Facebook: O que não fazer na sua Fanpage?

Muitas empresas acabam cometendo erros comuns que, apesar de parecerem simples, podem refletir na reputação da marca.

Não podemos esquecer que a internet é um universo onde tudo se propaga muito rápido. Alguns fatos viralizam e, muitas vezes, não dá tempo de ‘apagar o incêndio’ antes que ele se espalhe.

Já dizia o ditado popular “Melhor prevenir do que remediar”. Então, vamos à lista do que não se deve fazer no Facebook da sua companhia:

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Não deixe de definir o seu público-alvo

Definir com quais pessoas deseja se conectar é fundamental para a criação de conteúdo e anúncios no Facebook.

Uma das maiores vantagens do site de relacionamento é a segmentação de público, que permite uma abordagem mais assertiva. Por isso, não deixe de identificar quem é a sua buyer persona antes de começar a produzir conteúdo.

Não exagere nas publicações, mas poste com regularidade!

Manter a página atualizada é premissa básica para as empresas que querem fazer do Facebook um canal de comunicação e diálogo.

No entanto, não é a quantidade de posts que proporciona mais curtidas e interação. Focar na qualidade e investir mais tempo para criar as publicações pode gerar mais resultados do que postar repetidas vezes no dia.

Não deixe de monitorar e responder os comentários da sua página!

Jamais ignore ou apague comentários e interações dos seus seguidores. Fazer isso é como dizer que você não se importa com a opinião deles.

Deixe as opções de publicações ativadas e interaja com o seu público. A sua página não deve ser apenas um canal para transmitir a sua opinião. É importante ouvir o que os seus clientes têm a dizer sobre você. Dessa forma, é possível ter insights e, de quebra, aperfeiçoar processos internos e produtos/ serviços.

Não prometa o que não pode cumprir!

É comum ver marcas postarem links que funcionam como uma isca de clique. À princípio pode parecer uma excelente estratégia, mas não é. Muitos títulos não oferecem aquilo que prometem e, além de frustrar os usuários, a publicação é engolida no feed de notícias.

Isso acontece porque o Facebook examina o tempo que as pessoas permanecem em uma página para verificar a sua utilidade e isso influencia no EdgeRank – mecanismo que filtra as publicações que surgem no mural dos usuários.

Por isso, publique links para blogs e portais que sejam claros, objetivos e informativos. Não esqueça, a sua divulgação deve ser o espelho da sua oferta!

Não poste apenas imagens!

Se antes as fotos dominavam os feeds de notícias do Facebook, hoje elas têm um papel mais secundário. Atualmente, os vídeos são os responsáveis pelos maiores alcances orgânicos da plataforma.

De acordo com a HubSpot, vídeos e publicações de link com imagem grande de visualização conquistam um envolvimento maior. A dica é testar os tipos de conteúdo e avaliar o que funciona melhor para o seu público-alvo.

Não esqueça de levar em consideração esses dados na hora de montar o seu plano de ação no Facebook. Se preferir, procure a orientação de uma agência de marketing digital. Por se tratar de um grupo de profissionais especialistas, as companhias costumam apresentar estratégias eficazes e relatórios de desempenho mensais.

Nesse blog, você já aprendeu diversos termos e conceitos sobre o Marketing Digital. Que tal, agora, entender de maneira mais ampla como o marketing digital te ajuda a vender mais? Clique aqui e saiba mais.

Quer saber mais? Compartilhe a sua dúvida conosco e não deixe de acompanhar o nosso blog!

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