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O que é hashtag e como utilizá-la nas redes sociais?

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A hashtag (#), conhecida como cerquilha e jogo da velha no Brasil, é um dos símbolos mais populares do universo digital. Antigamente, o sinal era usado para acionar recursos específicos nos telefones fixos. Hoje, o ícone tem uma função estratégica, principalmente para as marcas, que a utilizam para auxiliar algumas ações de marketing nas redes sociais.

Embora muitos desconheçam a sua real utilidade, a figura serve para destacar o tema de um conteúdo. Acrescentada, geralmente, no final de um texto, as palavras acompanhadas de hashtags viram hiperlinks, que norteiam as pesquisas nas redes sociais.

Ou seja, se um internauta digitar “#” seguido de um termo no campo de pesquisa, será direcionado para uma página com posts sobre o assunto digitado. Em algumas páginas não é necessário nem digitar o sinal na pesquisa, basta a palavra.

O uso do símbolo é mais comum no Twitter e Instagram, mas como nos sites de relacionamento tudo é muito dinâmico e muda de um dia para outro, aos poucos, a hashtag vem ganhando mais espaço no Facebook.

Veja em como aplicá-la em cada uma das mídias:

Como usar a hashtag em cada mídia social?

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Diversas plataformas aderiram às hashtags, como Twitter, Pinterest, Instagram, LinkedIn, Vine, Facebook e Google +, mas em cada uma delas, o comportamento do usuário é diferente. Entenda:

1 – Twitter

As hashtags foram popularizadas no Twitter, mas são usadas com mais cautela por conta do limite de texto, que não pode ser ultrapassar 140 caracteres. No microblog, o recurso é muito adotado para criar chats, as famosas sessões de perguntas e respostas.

As corporações também aproveitam o sinal para lançar e marcar campanhas. Assim, é possível acompanhar o que os consumidores andam falando e, de quebra, mensurar a sua popularidade.

No Twitter, as hashtags mais publicadas formam um ranking, chamado de Trending Topics. Alguns acontecimentos e campanhas, que são bastante comentadas e que utilizam o recurso da hashtag podem ocupar por um período os Trending Topics, que também pode ser mensurado por região.

2 – Instagram

No Instagram as hashtagas são super populares e os usuários não economizam na quantidade de termos. Elas são tão bem vindas que a própria página sugere as mais citadas.

Enquanto no Twitter as tags são mais limitadas e se referem ao tema do momento, no Instagram elas são mais relacionadas às fotos. Geralmente, as empresas utilizam a estratégia para encontrar (e ser encontrada, é lógico) pessoas que se interessem pelos seus produtos e serviços, lançar campanhas e criar relacionamento com usuários que tenham os mesmos interesses.

3 – Facebook

No rede social mais popular do mundo o uso das tags ainda é muito sútil.  Elas são mais utilizadas para criar campanhas de engajamento. As marcas pedem que seus fãs publiquem vídeos e fotos com uma hashtag específica – e que tenha relação com o seu produto – com o incentivo de publicá-las na página da empresa.

Aqui, na Actwork, sugerimos com frequência esse tipo de ação para os nossos clientes, pois além de ser fundamental na interação com os consumidores, é possível ter insights e melhorar as ações de marketing e vendas.

As únicas orientações são: não criar muitas hashtags, pois isso pode fazer com que a sua marca seja esquecida com mais facilidade; Não endossar uma expressão e depois sumir;

E na sua empresa? É comum o uso das hashtags para auxiliar as campanhas de marketing digital? Compartilhe a sua experiência conosco!

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