Por que as métricas interferem nas ações de marketing digital?

Por que as métricas interferem nas ações de marketing digital?

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O marketing digital possui diversos atrativos, mas, com certeza, a análise de métricas e a segmentação de público estão entre os principais. A importância dos números vai muito além da medição de resultados de uma campanha ou de performance de um website.

As métricas também colaboram para que os processos de benchmark – método que mensura ações, produtos e serviços da concorrência – sejam realizados rigorosamente.

métricas de marketing digital

Mas por que é tão importante medir?

O monitoramento e análise de resultados é fundamental em qualquer estratégia de marketing digital, pois permite avaliar a eficácia de uma campanha, ajuda a reduzir custos e a aperfeiçoar os processos.

Para isso, é fundamental que a empresa seja realista em relação ao investimento e metas determinados no planejamento.

Calcule o ROI – Retorno sobre o Investimento – de todas as estratégias, como anúncios, redes sociais, blogs, e-mail marketing e outras plataformas. Faça a análise separadamente para identificar os canais e ações que obtiveram os melhores resultados.

Controlar o CAC – Custo de Aquisição por Cliente –  também é fundamental, pois a métrica mostra qual é o investimento necessário para converter um cliente. Além disso, o indicador aponta a trajetória necessária para que o cliente pague o que foi investido.

Com esses dados é possível ter uma parâmetro mais preciso das estratégias que apresentam mais retorno e as que não estão apresentando bons índices.

Mas como mensurar?

A internet oferece diversos programas e sites de medição. A seguir, separamos algumas plataformas que podem facilitar o processo de análise, acompanhe!

“Profissionais de marketing não gostam de mensurar resultados. Apenas 15% deles o fazem. Mas sem mensurar resultados, como podem saber se aquilo que fazem está funcionando? Pegar o telefone e conversar com os seus consumidores também é uma forma de mensurar resultados.”

Jon Wuebben, CEO da Content Launch e autor de Content is Currency.

 

4 plataformas para mensurar resultados de marketing digital

Mídias sociais, marketing de conteúdo, SEO, links patrocinados, e-mail marketing e remarketing estão entre os métodos mais utilizados de marketing digital e, todos eles, devem ser monitorados. Veja algumas ferramentas que podem te ajudar nesta tarefa.

1. Google Analytics

O Analytics é a plataforma mais completa e utilizada para analisar o desempenho de portais e blogs. A ferramenta mensura o tráfego pago e direto, visitas de referência e orgânicas, localização geográfica, conversão, comportamento dos visitantes e taxa de rejeição de uma página.

2. SemRush

O SemRush é muito utilizado para avaliar a concorrência (benchmarking). O programa é utilizado para obter insights sobre as estratégias de outras empresas do seu segmento, orgânicas e pagas, avaliar a saúde do seu site e também o ranking de palavras-chaves.

A plataforma também é usada para análise competitiva de domínios, comparação de perfis nas redes sociais, avaliação dos anúncios da concorrência, entre outras funcionalidades.

analisar resultado de marketing digital

3. Screaming Frog

Se você deseja avaliar a qualidade da otimização de seus blogs e sites, o Screaming Frog é uma das opções mais indicadas. O sistema rastreia e analisa todas as informações das páginas, como por exemplo:

  • Títulos;
  • Metadescrições;
  • Metatags de imagem;
  • Links quebrados;
  • Conteúdo duplicado;
  • Integração com analytics.

Com as informações é possível promover as mudanças necessárias para melhorar o posicionamento no Google.

4. Crazy Egg

A plataforma identifica quais são as regiões mais atrativas do seu site com base na forma de interação e navegação do usuário.

O serviço avalia como o internauta se relaciona com os elementos da página. Assim, é mais fácil tornar o seu portal mais interessantes para os visitantes.

Aproveite e veja como um negócio deve agir para acompanhar a “Era Digital”.

E você, já está medindo os seus resultados? Caso tenha dúvidas, não deixe de procurar uma agência de marketing digital!

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