No artigo exclusivo da Actwork, confira a definição de Conceito Criativo e o que essa importante ferramenta de marketing e publicidade pode fazer para que a sua empresa mostre mais personalidade e conquiste clientes.
Imagine que o mercado é um grande aplicativo de relacionamento, inúmeras empresas lutando para que os potenciais clientes deem a elas aquele coraçãozinho verde que pode mudar tudo. Como chamar a atenção nesse oceano de concorrência?
Uma ótima foto, uma descrição legal… É isso que faz um bom perfil. E também um excelente Conceito Criativo!
Mas afinal, o que é um Conceito Criativo?
Por definição, o Conceito Criativo dita como a comunicação visual e verbal de uma empresa/marca/produto devem ser. Como ela se apresenta ao público, o que ela diz e como ela diz. E esse jeito, essa maneira de ser que é só dela, pode ser o ponto crucial que irá conquistar um cliente.
Comunicação Visual
- Qual é a cara da sua empresa/marca/produto/serviço?
- Que imagem você quer passar para o público quando ele vir ou pensar em você?
- No aspecto da Comunicação Visual, tudo que tem relação ao universo imagético entra na equação. Seu negócio vai utilizar fotos reais ou vai utilizar ilustrações?
- Nessas imagens, vai haver pessoas ou apenas objetos ou paisagens?
- Ou então, você não quer usar imagens, mas apenas tipografia em um conceito All Type?
- Falando em tipografia, qual vai ser a fonte utilizada?
Todos esses elementos que correspondem à imagem devem ser pensados e discutidos.
Comunicação Verbal
- Como sua empresa/marca/produto/serviço se comunica com o público?
- Qual o tom de comunicação que ele usa? É uma linguagem mais formal ou mais informal, despojada?
- Seu negócio fala dele próprio na primeira pessoa ou na terceira pessoa?
- Ele usa linguagem técnica? Ele fala usando gírias?
Estabelecer esse tom de comunicação também constrói a personalidade do seu negócio.
Muitas vezes, as escolhas que acercam a Comunicação Visual e Verbal são ser feitas de acordo com o público alvo que você deseja atingir. Quanto mais formal for o seu público, mais formal deve ser o seu Conceito Criativo, e quanto mais despojado o seu público for, mais informal o seu Conceito Criativo será.
Mas ser formal ou informal não significa que você irá ou não surpreender com seu Conceito Criativo. A ideia é que ele seja diferente, que chame atenção, que movimente uma conversa, uma interação, um interesse, seja ele mais sóbrio ou mais despojado.
Criar um Conceito Criativo é sobre mostrar a personalidade da empresa de um jeito fácil de assimilar, que chame atenção e seja único.
E é aí que a criatividade entra em cena! Por meio de uma combinação de imagem e texto, sua empresa vai dar as caras no mercado dizendo a que veio e destacando sua melhor qualidade. Parece uma tarefa complicada… E é mesmo! Obrigado, universo, pelos publicitários!
Mas criatividade se aprende?
A criatividade é algo subjetivo, e tudo que os profissionais publicitários produzem dessa fonte é aberto a julgamento, opiniões e está tudo bem! O importante é que você conte com esses profissionais que estudaram, treinaram e colocaram em prática o exercício da criatividade desde os tempos de faculdade.
Dissemos lá em cima que a criatividade é subjetiva e o processo criativo é muito particular de cada profissional ou até mesmo de cada situação. Aliás, você sabia que existem matérias na grade curricular acadêmica dos cursos de Publicidade e Propaganda que buscam despertar o senso criativo e crítico dos estudantes de publicidade?
Aulas de Processo Criativo, Redação Publicitária, Design, História da Arte, Cenografia e Instrumentação, entre muitas outras, dão aos publicitários em formação a base que precisam para formarem um pensamento crítico e exercitarem a criatividade.
Criar o melhor Conceito Criativo para sua empresa leva tempo, estudo e muito trabalho.
O processo envolve diversos fatores, entre eles:
- Estudo da empresa/marca/produto/serviço;
- Estudo do público-alvo;
- Estudo da Concorrência;
- Briefing;
- Desenvolvimento de Comunicação Visual e Verbal;
- Desenvolvimento de ideias;
- Desenvolvimento de defesas;
- E muito mais!
Portanto, apesar da criatividade ser um fator importante na equação, tudo que é feito deve ser embasado por estudos concretos que irão nortear o Conceito Criativo, para que ele seja o mais assertivo possível e cumpra o seu papel de dar uma personalidade ao negócio com maestria. É sobre aliar a criatividade com informações concretas – aí é sucesso!
Conte com ajuda profissional para criar o Conceito Criativo do seu negócio.
Fale com a Actwork! Temos um amplo portfólio de conceitos criativos e podemos ajudar a sua empresa a mostrar personalidade no mercado. Acesse nosso site AQUI, confira nossos trabalhos nesse segmento da Publicidade e entre em contato.