Campanha Publicitária: informe o público de uma maneira criativa e que estimule ações e engajamento.

tipos de campanha publicitária

Neste novo artigo autoral da Actwork, conheça mais sobre o universo das campanhas publicitárias, seus objetivos e as ações que podem estar envolvidas nelas.


O que você está precisando comunicar ao público? Seja o lançamento de um novo produto ou serviço, sua nova marca, a inauguração da sua empresa ou da sua loja, ou qualquer tipo de informação que você deseja levar a público, comunicá-la por meio de uma campanha publicitária vai deixar essa mensagem muito mais especial e chamativa.

Mas o que é, de fato, uma campanha publicitária?

Por definição, a campanha publicitária é um conjunto de ações de marketing minuciosamente planejadas para que, juntas, possam atingir um objetivo: conhecimento de marca, produto ou serviço ou algum tipo de informação (como listado acima).

Ok, mas o que é que torna as campanhas publicitárias tão especiais?

Existem maneiras e maneiras de informar o público. Quando você cria uma campanha publicitária, você está dando uma cara a essa informação, uma personalidade que tem tudo a ver com aquilo que você quer comunicar.

E é bem isso: a campanha publicitária vai muito além de um simples comunicado. Ela pode seguir um tema específico, ela pode ter o seu próprio Conceito Criativo (como você já pode ver no artigo do Blog da Actwork Conceito Criativo: o primeiro passo para sua empresa se destacar no oceano da concorrência, ela pode ter um slogan chamativo, um visual estimulante e muito mais!

E quais são os materiais e peças desenvolvidos em campanhas publicitárias?

Os mais variados possíveis, sempre dependendo do seu objetivo, do tipo do público que você quer atingir e do ambiente que a campanha será divulgada.

As campanhas publicitárias podem ser online, off-line e também híbridas, e então poderão ser apresentadas em diversos formatos que interagem entre si: anúncios gráficos, impressos, e-mails marketing, posts e redes sociais, banners, materiais de PDV e outros.

Além disso, as campanhas publicitárias geralmente têm um tempo já estipulado de vida com começo, meio e fim.

Para cada objetivo, uma campanha!

Nós vimos lá no começo do artigo que as campanhas publicitárias podem ter diversas finalidades. Essas são as mais comuns:

Campanha Institucional

Tem como objetivo divulgar uma empresa ou uma marca. O objetivo não é vender, mas sim fazer branding, reconhecimento de marca, conectar com o público.

Campanha de Venda

Também chamada de promocional, essa sim tem como objetivo vender um produto ou um serviço.

Campanha de Lançamento / Sustentação

Como o próprio nome diz, tem como objetivo comunicar um lançamento. Geralmente, ela é seguida de uma Campanha de Sustentação, que reforça o lançamento depois que a novidade já foi mostrada e o efeito surpresa passa.

Campanhas de Engajamento

Podem ser campanhas sociais, educativas ou simplesmente quando você deseja engajar o seu público em algum tipo de ação, como seguir a empresa em alguma rede social, conhecer um novo e-book, acessar o blog, compartilhar alguma informação em troca de uma vantagem (um desconto, por exemplo), etc.

E para cada ambiente, muitas vantagens!

As campanhas publicitárias proporcionam muitas vantagens para as empresas dependendo do ambiente onde são divulgadas.

Campanhas Online

Podem ser mais segmentadas e atingirem públicos mais ideais, geram mais engajamento nas redes sociais e oferecem KPIs mais relevantes, facilitando o acompanhamento do desempenho delas e também apontando alguma mudança no direcionamento delas caso seja necessário.

Campanhas Off-line

Tudo que é off-line gera mais proximidade com o cliente, inspira mais confiança, permite ações mais criativas nos PDVs e estimula o Marketing de Referência (o famoso boca a boca).

Mas seja no ambiente online ou off-line, as campanhas publicitárias desempenham um papel ainda maior quando falamos de humanização de marca, pois é com a mensagem e criatividade delas que a sua empresa envolve o público fazendo com que ele se interesse pelo que você tem a dizer. Foi como dissemos lá em cima: as campanhas vão além de simples comunicados. Elas engajam, chamam atenção, encantam e, com isso, podem gerar leads, atrair e fidelizar clientes com muito mais eficiência.

A Actwork pode ajudar a sua empresa a criar grandes campanhas publicitárias de acordo com o seu objetivo de marketing. Acesse nosso site, conheça nosso portfólio e entre em contato para saber mais!

Nos comprometemos em apenas enviar Informativos da nossa empresa.

Ao informar seus dados concorda com nossa Política de Privacidade

Cadastre-se

Ao enviar meus dados, concordo com a Política de Privacidade.
A Actwork se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito
Actwork cares about you and your privacy

Our website uses cookies and other technologies to personalize your experience and understand how you and other visitors use our website.
When you browse the website, we will collect such information to use for these purposes. If you have any questions, please visit our Privacy Policy.

Accepted