arte1

Mailing List: quem irá receber suas peças de Email Marketing?

A melhor Mailing List (Lista de contatos) é aquele que contém os cadastros realizados pela própria empresa, seja dos clientes ativos, inativos, prospects (contatos comerciais), parceiros, fornecedores, colaboradores e etc. Esse tipo de lista contém pessoas que conhecem sua empresa e em algum momento já tiveram contato com ela. Nesse caso os resultados são muito favoráveis, uma vez que as pessoas tendem a abrir e ler mensagens via e-mail de quem elas conhecem e confiam.

Mailing List

Portanto, tenha sua própria lista de contatos, crie o hábito de coletar e armazenar os contatos que sua empresa realiza para que você construa seu mailing. Fazendo isso, em poucos meses sua Lista de Contatos contará com milhares de registros e te possibilitará a obtenção dos melhores resultados no relacionamento digital.

Como faço para ter meu próprio Mailing – Lista de contatos?

Salvo raras exceções, a melhor Mailing List para sua ação de E-mail Marketing é aquele que você construiu cadastrando os contatos recebidos ou efetuados pela sua empresa de diversas maneiras.

  • Sistema de Gestão (ERP) ou de Atendimento (SAC ou CRM);
  • Usuários cadastrados no seu E-commerce ou outras ferramentas online;
  • Formulários existentes no Website: Fale Conosco, Orçamentos, Cadastro de novidades, usuários e etc;
  • Contatos capturados no Website ou Blog usando estratégias de Inbound Marketing;
  • Endereços de e-mails recebidos ou enviados através do MsOutlook ou outros softwares de e-mail das equipes de vendas e atendimento;
  • Cadastros coletados em feiras e eventos, tanto na troca de cartões de visita ou escaneamento de crachás dos visitantes do seu estande.

Mailing List

 

Como manter meu Mailing List atualizado?

É fundamental que sua empresa mantenha sua Lista de Contatos atualizada. Imagine que seu mailing é uma árvore que deve ser constantemente regada, adubada e podada – só assim ela produzirá os melhores frutos.

Se você simplesmente exportar uma única Lista de Contatos do seu Sistema de Gestão (ERP) para trabalhar suas ações de e-mail durante meses, certamente seu resultado irá decair mês a mês, até atingir o ponto mais baixo e não ser mais uma ferramenta viável – em virtude do desgaste e desatualização da sua lista de contatos. Para que isso não aconteça, algumas ações são necessárias:

Envolva sua equipe no processo de atualização do mailing, em especial as áreas de vendas, atendimento e suporte (pós-venda), fazendo que compreendam a importância de manterem os cadastros atualizados, em especial o campo de e-mail.

  1. Extraia novas Listas de Contato para as ações de e-mail marketing periodicamente, se possível antes de cada disparo.
  2. Implante processos automáticos de Importação dos E-mails das Bases de Dados dos seus sistemas, websites, e-commerces e etc.
  3. Utilize periodicamente Validadores de E-mail, que são ferramentas disponíveis no mercado para Checagem do Mailing List, onde a lista é submetida a análise automática de algoritmos para encontrar e-mails inválidos.
  4. E comum que após o envio de e-mail em massa, algumas mensagens retornem por algum motivo, seja e-mail inválido, caixa de entrada cheia, ou o destinatário marcou nossos e-mails como Spam. Para tal informação não ficar “perdida”, é recomendado que sua equipe promova uma força-tarefa periodicamente para tomar as devidas resoluções com cada retorno de e-mail, seja atualizar o e-mail ou deleta-lo da sua lista.

Agora que você já tem uma noção sobre Mailing List, que tal ler nosso artigo E-Mail Marketing realmente funciona?



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Actwork se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam
o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

entendi