De fato, as redes sociais são muito distintas umas das outras. Mas será que é importante usar linguagens diferentes? Confira no artigo como funciona a linguagem das redes sociais!
É bem verdade que na vida costumamos adaptar a nossa linguagem de acordo com o ambiente: com os amigos, somos mais informais. Na empresa, a linguagem profissional toma conta. E no almoço de família, podemos relaxar um pouco, mas sem perder o respeito (sua vó pode estar logo ali).
Todo mundo coloca as redes sociais em uma caixinha
Pois é, até elas passam por isso! O Instagram é informal, é para ser mais leve… Já o Linkedin é mais durão, totalmente profissional. O Facebook é da galera, o Twitter é engraçadão… Mas está na hora da gente tirar essas redes sociais da caixinha: elas são muito mais que isso. Ou melhor, a sua empresa é muito mais que isso!
Quem dá o tom de voz da sua empresa é você
Nós já falamos um pouco sobre Comunicação Visual e Verbal no artigo sobre Conceito Criativo. O modo como sua empresa se apresenta em forma de imagens e texto é o que dá personalidade a ela. E isso é decidido após muito estudo, debate e trabalho. E depois que a sua empresa conseguiu estabelecer um padrão de comunicação visual e verbal, é bom ela usar e abusar dessa personalidade que é só dela, não é mesmo?
Adaptar-se é necessário. Mas sem perder a sua essência!
Se a sua empresa adotou um tom mais formal, ela não precisa comprometer essa visão postando memes ou conteúdos que não se relacionem com ela e o público dela só para estar, por exemplo, no Instagram. E se a sua empresa adotou um tom mais informal, leve e espirituoso, ela não precisa apelar para uma linguagem técnica só para estar presente no Linkedin, afinal a sua linguagem das redes sociais pode ser totalmente diferente da linguagem de outras empresas. Ela é bem-vinda em todas as redes sociais assim, do jeitinho que ela é!
Continue leve e despojado mesmo no Linkedin, ou continue formal e técnico mesmo no Instagram. Se sentir a necessidade de adaptar seu conteúdo entre uma rede social e outra, faça isso! Mas sem modificar a essência da sua empresa/marca. Afinal, não importa onde você esteja, o público precisa te reconhecer.
As redes sociais podem mudar, mas a sua personalidade, não!
A conclusão que chegamos é: seja qual for a rede social na qual sua empresa está presente, seja qual for o formato do conteúdo que você precisa desenvolver (posts estáticos, vídeos, textos, artigos, etc.), ela precisa preservar a comunicação visual e verbal estabelecida.
Não existe nada de errado em replicar o conteúdo de uma rede social em outra, contanto que o formato corresponda ao das redes sociais escolhidas. E se você acredita que a linguagem das redes sociais e as mensagens devam ser diferentes entre uma rede social e outra, tudo bem! Só não comprometa a personalidade da sua empresa para isso. Mostre quem e como ela é em todos os ambientes online.
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