Endomarketing

Endomarketing: Vale a pena apostar na comunicação interna de sua empresa?

O Endomarketing é um conceito muito debatido entre os profissionais da área de Marketing e Recursos Humanos: ele é viável? Quais são seus benefícios? Como utilizá-lo? Descubra lendo este artigo!

Endomarketing

O endomarketing é uma estratégia de marketing interno, ou seja, que visa agregar valor à imagem da empresa para os próprios funcionários. E isso não é feito apenas pelo setor de Marketing: é necessário que o departamento de Recursos Humanos também participe!

O RH, como também é conhecido, auxilia o processo de implementação e continuidade do endomarketing porque conhece as necessidades dos colaboradores e, assim, pode fornecer melhorias para o seu dia a dia.

Endomarketing trata-se de manter os funcionários motivados, os fazendo sentir parte de uma companhia pela qual vale a pena trabalhar, uma vez que são valorizados e importantes.

Endomarketing é viável?

Essa é uma pergunta muito frequente para quem busca implantar melhorias numa empresa. Para respondê-la com propriedade, lhe mostraremos uma lista com alguns benefícios da aplicação desta estratégia!

Funcionários Motivados

Quem não gosta de ser reconhecido e até mesmo valorizado dentro de uma empresa?

Os funcionários, a partir do Marketing Interno, conseguem ser mais ativos em relação às melhorias. Como assim? Nós explicamos abaixo!

Eles, por conhecerem a rotina e os processos de seu trabalho, sabem melhor do que ninguém o que pode ser otimizado. Quando os gestores ou responsáveis passam a receber feedbacks, há uma sensação gratificante de reconhecimento pela iniciativa que resulta na motivação.

Baixo Turnover

Turnover é um termo que se refere à rotatividade dos colaboradores, logo, um turnover baixo é sinônimo de que tais colaboradores permanecem mais tempo na companhia.

Isso acontece porque uma vez motivados, optam por ficar no lugar que os reconhece!

A diminuição na rotatividade também resulta em menores custos trabalhistas.

Mais ganhos

Indiretamente, os ganhos do negócio em questão tendem a subir. E mais uma vez isto está ligado ao primeiro item: motivação!

A produtividade tende a crescer quando é percebido o bom relacionamento entre empresa x funcionário. Há uma estreita conexão entre produtividade e a imagem da companhia: o compromisso com as tarefas diárias é relativa à importância que é dada ao seu realizador, o empregado.

Ambiente de trabalho agradável

Alguns valores como respeito, por exemplo, andam lado a lado com a lealdade e são fortalecidos com o endomarketing.

Eles, juntos, formam um ambiente de trabalho organizado e de clima agradável, onde todos conseguem desempenhar suas respectivas tarefas de maneira eficaz.

Agora que você já conhece alguns dos benefícios, que tal descobrir algumas estratégias para colocar em prática?

Estratégias de endomarketing

As estratégias representam as maneiras para se colocar o endomarketing em prática. Veja abaixo exemplos que funcionam muito bem!

Palestras Motivacionais

As palestras deste tipo são contratadas para estimular e orientar os profissionais em suas carreiras, trazendo argumentos específicos para cada segmento, acarretando em um maior preparo técnico e emocional para o cotidiano corporativo.

Comunicação

A comunicação é fundamental para qualquer departamento de uma empresa, assim como para qualquer área da vida pessoal.

Investir em comunicação interna na empresa agiliza processos, otimiza a integração entre setores e dá segurança aos colaboradores.

Treinamentos 

Fornecer treinamentos é um passo característico de companhias que prezam pelos funcionários.

Eles capacitam, através de novas técnicas e ferramentas, o serviço dos empregados. Optar por treiná-los é interessante, pois evidencia a confiança colocada nos colaboradores.

Ficou convencido de como o Marketing Interno, ou Endomarketing, pode alavancar seu negócio? Então continue lendo o artigo e descubra quem pode aplica-lo!

Quais empresas podem aderir ao endomarketing?

Com toda a tecnologia disponibilizada atualmente, qualquer empresa pode aderir ao endomarketing!

Mas atente-se para aplicá-lo de maneira correta e eficiente, gerando lucros e profissionais qualificados junto a um ambiente de trabalho agradável para todos!

Para implementar o endomarketing, você pode optar por contratar a Actwork, empresa consolidada no mercado e com profissionais qualificados!

Se você gostou do artigo e quer receber mais novidades sobre Marketing Digital, cadastre-se em nosso blog!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Actwork se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam
o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

entendi