Métricas de Marketing Digital

Métricas de marketing digital — conheça as 10 mais relevantes

Métricas de Marketing Digital

Conheça mais sobre essas ferramentas, como funcionam e a importância de utilizá-las nas suas estratégias.

As métricas de marketing digital oferecem o benefício de analisar os dados com mais precisão.  Isto é, ter clareza em todas as informações sobre as suas campanhas, como o sucesso ou não de determinadas ações no mundo digital.

Para os profissionais de marketing, isso possibilita estudar os planejamentos que deram certo e corrigir a tempo os que tiveram algum erro. Dessa forma, é possível desenvolver ações que sejam mais impactantes para o público alvo e investir no que está dando certo, elaborando uma estratégia mais precisa.

O que são métricas de marketing digital?

As métricas são mais do que apenas números, elas são informações que você consegue medir para acompanhar e saber como estão as suas ações de marketing digital. Com elas, é possível definir se a sua estratégia está trazendo resultados positivos e se é possível prever as suas ações.

Através de uma análise correta das suas métricas, é possível comprovar a eficiência do seu plano de marketing digital. Isso te permite acompanhar o desempenho da equipe, atingir metas de clientes e traçar novos objetivos.

Por isso, é fundamental conhecer todos esses dados para conseguir extrair da melhor maneira as suas informações. Pensando nisso, a equipe Actwork separou 10 métricas de marketing digital relevante para você conhecer, confira:

1 — Leads gerados

Os leads são visitantes do seu site, blog ou redes sociais que, em determinado momento, demonstraram interesse pelo seu conteúdo. Assim, eles ofereceram o contato em troca de algo, como um e-book, newsletter ou outra coisa. Entre as principais métricas de marketing digital, a geração de leads indica as pessoas com quem é possível começar um relacionamento para, futuramente, oferecer uma oferta de venda.

2 — Taxas de conversão do funil de vendas

Quem trabalha com estratégias de marketing precisa ter total conhecimento e domínio do funil de vendas de conteúdo. Afinal, é com essa ferramenta que é possível ilustrar toda a jornada de compra do lead até se tornar um verdadeiro cliente. Dessa forma, é possível medir os resultados em cada etapa e identificar se as abordagens feitas pela sua equipe de marketing e pelo time de vendas está dando resultados positivos.

3 — Taxas de Cliques ou CTR

O CTR (Click Through Rate) ou taxa de cliques, é a melhor maneira de avaliar o desempenho de suas campanhas de anúncios ou resultados orgânicos, como as palavras-chave, anúncio do Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e outros. Com essas métricas de marketing digital é possível medir o número de visualizações e cliques que o seu anúncio recebeu em determinados períodos.

4 — Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC ou Custo de Aquisição de Clientes, é uma métrica que aponta quanto foi gasto pela empresa para conseguir adquirir cada cliente. Esse custo é usado para fazer uma comparação mais precisa entre as vantagens de retenção e a aquisição de novos clientes. Para isso, é necessário considerar todos os custos envolvidos no processo, pois quanto mais informações tiver, mais preciso será o resultado.

5 — Custo por Clique ou CPC

Essa métrica ajuda a entender melhor o desempenho dos seus anúncios. Assim, é possível identificar o custo de cada clique que seu anúncio recebe. Ela é importante, pois te ajuda a analisar quais das versões dos seus anúncios estão tendo melhor performance, permitindo que você determine o valor que tem disponível para cada campanha.

6 — Retorno Sobre Investimento (ROI)

O ROI é a sigla para Return Over Investiment, ou seja, o Retorno sobre Investimento. Essa métrica visa calcular o lucro obtido a partir de determinados investimentos. Assim, é possível calcular o valor obtido através dos investimentos e quanto lucro cada anúncio proporcionou.

7 — Taxa de abertura de e-mail

Para estratégias de e-mail marketing, existem inúmeros indicadores importantes, mas um que merece atenção é a taxa de abertura. Ele representa o total de pessoas, entre aquelas que receberam o conteúdo enviado, que abriram o seu e-mail. Essa métrica te permite mensurar a efetividade dos assuntos do seu e-mail, mostrando se eles estão atraentes para o seu público.

8 — Taxa de rejeição

O bounce rate ou taxa de rejeição, é uma métrica que apresenta um número expresso em porcentagem e indica quantos visitantes acessaram cada página do seu site e saíram em seguida. Assim, é possível saber quantas pessoas não navegaram em outras páginas, fazendo com que o sistema contabilize isso como uma taxa de rejeição.

9 — Índice de Qualidade

A métrica do índice de qualidade oferece uma nota de 1 a 10 para classificar os seus anúncios e mostrar a relevância no Google Ads. Com isso, é possível determinar a posição dele nas páginas de resultados e se as páginas de destino e palavras-chave são relevantes para os usuários.

10 — Ticket Médio

Com essa métrica, é possível ter uma média de quanto cada cliente gasta na sua empresa, podendo considerar o ticket médio mensal. Com ela, se os valores estiverem abaixo, é possível implementar estratégias complementares, como o crosselling ou upselling. A partir dessas métricas, é possível realizar um cálculo para conhecer mais sobre o seu faturamento e o comportamento dos clientes.



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