Importância das personas

Personas: qual a importância de definir e identificá-las?

Importância das personas

Conheça mais sobre os seus clientes e potenciais clientes, aumentando seu reconhecimento no mercado e atraindo o público.

Todo negócio possui o seu público ideal, ou seja, aquele que compraria seus produtos ou serviços, no marketing digital chamamos eles de personas. Dessa forma, é possível criar maneiras de se aproximar dos seus clientes, tornando a relação mais humanizada e efetiva, podendo se comunicar com eles de maneira mais assertiva.

O conceito de buyer personas é muito utilizado na hora de criar um planejamento, estratégias e campanhas de marketing digital. Sem ela, todo conteúdo desenvolvido para atrair o público pode ser ineficaz, um grande erro que pode levar seu negócio ao fracasso, sem mesmo você entender o motivo.

O são as personas?

Diferente do que todos acham, as personas vão além de definir o público ideal, pois essa estratégia abrange mais do que características demográficas e sociais mais generalizadas. Eles são personagens semi-fictícios, que representam o cliente ideal, montando um perfil com nome, idade, profissão, principais dores e os problemas que o seu produto ou serviço podem resolver.

Além disso, também podem ser criadas histórias para humanizar as personas, entendendo suas motivações e comportamentos. Este conceito foi desenvolvido na década de 80, de maneira informal, por Alan Cooper, enquanto desenvolvia um software e entrevistou várias pessoas que seriam seu público-alvo, ao ponto de conhecê-las bem e conseguir pensar como elas enquanto desenvolvia o seu produto. Isso permitiu que ele desenvolvesse a solução a partir do ponto de vista do usuário, realizando uma entrega estratégica e assertiva.

Qual a importância de possuir personas na estratégia de marketing?

Para uma estratégia ser eficiente e trazer bons resultados, levar a comunicação certa para os seus consumidores é fundamental. Com a definição da persona, é possível ter uma visão clara e objetiva sobre o que o público espera dos seus produtos ou serviços, gerando valor e suprindo a necessidade deles.

Dessa forma, também é possível atingir mais pessoas, gerando uma demanda maior para a sua empresa. Além disso, é possível sustentar os leads com mais informações e conteúdos relevantes e educativos, tendo como objetivo levá-los até a compra, apresentando o seu produto ou serviço.

Como traçar e identificar as personas?

Ao embarcar no mundo digital, o primeiro passo é criar a persona da empresa, para isso é necessário ser o mais detalhista possível. Assim, é preciso desenvolver um personagem fictício que se encaixe ao máximo nas características daquelas pessoas que comprariam o seu produto. Sejam elas atuais ou um público potencial, a criação das personas torna tudo mais simples e objetivo.

Por isso, é necessário coletar informações sobre o seu público e o potencial cliente, respondendo perguntas que podem caracterizar a sua persona. Dessa forma, é possível dividir seus clientes em grupos, sendo demográfico, definido conforme os dados do público-alvo, e outro mais específico, que envolve as principais motivações e problemas.

Portanto, é possível estabelecer algumas perguntas que podem ser feitas para identificar melhor as suas personas. Por exemplo:

  • A faixa etária ideal do público;
  • O sexo do público;
  • Com o que trabalha;
  • Principais interesses;
  • Principais motivações;
  • As dificuldades que enfrenta;
  • Como a sua empresa pode auxiliar a pessoa.

Com essas informações, é possível definir o melhor caminho para elaborar a sua persona, organizando e visualizando o perfil ideal dos clientes.

Planejamento digital é a chave do sucesso da sua empresa

Mais do que definir as personas do seu negócio, uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente pode ajudar a aumentar as vendas e o reconhecimento no mercado. Para isso, você deve contar com quem tem experiência e pode te ajudar a alcançar os melhores resultados, como a Actwork

Por aqui, já desenvolvemos mais de 15 mil projetos em 18 anos de experiência. Tudo isso com uma equipe altamente qualificada, tornando o marketing o melhor amigo da sua empresa. Conheça mais sobre os nossos serviços e como podemos te auxiliar, clique aqui e fale com a nossa equipe.



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Actwork se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam
o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

entendi