Linguagem das redes sociais

Redes Sociais: quando o assunto é comunicação verbal e visual, qual é a diferença entre uma e outra?

Linguagem das redes sociais

De fato, as redes sociais são muito distintas umas das outras. Mas será que é importante usar linguagens diferentes? Confira no artigo como funciona a linguagem das redes sociais!

É bem verdade que na vida costumamos adaptar a nossa linguagem de acordo com o ambiente: com os amigos, somos mais informais. Na empresa, a linguagem profissional toma conta. E no almoço de família, podemos relaxar um pouco, mas sem perder o respeito (sua vó pode estar logo ali).

 

Todo mundo coloca as redes sociais em uma caixinha

Pois é, até elas passam por isso! O Instagram é informal, é para ser mais leve… Já o Linkedin é mais durão, totalmente profissional. O Facebook é da galera, o Twitter é engraçadão… Mas está na hora da gente tirar essas redes sociais da caixinha: elas são muito mais que isso. Ou melhor, a sua empresa é muito mais que isso!

 

Quem dá o tom de voz da sua empresa é você

Nós já falamos um pouco sobre Comunicação Visual e Verbal no artigo sobre Conceito Criativo. O modo como sua empresa se apresenta em forma de imagens e texto é o que dá personalidade a ela. E isso é decidido após muito estudo, debate e trabalho. E depois que a sua empresa conseguiu estabelecer um padrão de comunicação visual e verbal, é bom ela usar e abusar dessa personalidade que é só dela, não é mesmo?

 

Adaptar-se é necessário. Mas sem perder a sua essência!

Se a sua empresa adotou um tom mais formal, ela não precisa comprometer essa visão postando memes ou conteúdos que não se relacionem com ela e o público dela só para estar, por exemplo, no Instagram. E se a sua empresa adotou um tom mais informal, leve e espirituoso, ela não precisa apelar para uma linguagem técnica só para estar presente no Linkedin, afinal a sua linguagem das redes sociais pode ser totalmente diferente da linguagem de outras empresas. Ela é bem-vinda em todas as redes sociais assim, do jeitinho que ela é!

Continue leve e despojado mesmo no Linkedin, ou continue formal e técnico mesmo no Instagram. Se sentir a necessidade de adaptar seu conteúdo entre uma rede social e outra, faça isso! Mas sem modificar a essência da sua empresa/marca. Afinal, não importa onde você esteja, o público precisa te reconhecer.

 

As redes sociais podem mudar, mas a sua personalidade, não!

A conclusão que chegamos é: seja qual for a rede social na qual sua empresa está presente, seja qual for o formato do conteúdo que você precisa desenvolver (posts estáticos, vídeos, textos, artigos, etc.), ela precisa preservar a comunicação visual e verbal estabelecida.

Não existe nada de errado em replicar o conteúdo de uma rede social em outra, contanto que o formato corresponda ao das redes sociais escolhidas. E se você acredita que a linguagem das redes sociais e as mensagens devam ser diferentes entre uma rede social e outra, tudo bem! Só não comprometa a personalidade da sua empresa para isso. Mostre quem e como ela é em todos os ambientes online.

E para fortalecer a sua presença no digital, conte com a Actwork! Acesse nosso site e conheça todas as ferramentas de marketing que oferecemos para que a sua empresa esteja presente nas principais redes sociais.



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Actwork se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam
o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

entendi