tipos de campanha publicitária

Campanha Publicitária: informe o público de uma maneira criativa e que estimule ações e engajamento.

tipos de campanha publicitária

Neste novo artigo autoral da Actwork, conheça mais sobre o universo das campanhas publicitárias, seus objetivos e as ações que podem estar envolvidas nelas.

O que você está precisando comunicar ao público? Seja o lançamento de um novo produto ou serviço, sua nova marca, a inauguração da sua empresa ou da sua loja, ou qualquer tipo de informação que você deseja levar a público, comunicá-la por meio de uma campanha publicitária vai deixar essa mensagem muito mais especial e chamativa.

 

Mas o que é, de fato, uma campanha publicitária?

Por definição, a campanha publicitária é um conjunto de ações de marketing minuciosamente planejadas para que, juntas, possam atingir um objetivo: conhecimento de marca, produto ou serviço ou algum tipo de informação (como listado acima).

 

Ok, mas o que é que torna as campanhas publicitárias tão especiais?

Existem maneiras e maneiras de informar o público. Quando você cria uma campanha publicitária, você está dando uma cara a essa informação, uma personalidade que tem tudo a ver com aquilo que você quer comunicar.

E é bem isso: a campanha publicitária vai muito além de um simples comunicado. Ela pode seguir um tema específico, ela pode ter o seu próprio Conceito Criativo (como você já pode ver no artigo do Blog da Actwork Conceito Criativo: o primeiro passo para sua empresa se destacar no oceano da concorrência, ela pode ter um slogan chamativo, um visual estimulante e muito mais!

 

E quais são os materiais e peças desenvolvidos em campanhas publicitárias?

Os mais variados possíveis, sempre dependendo do seu objetivo, do tipo do público que você quer atingir e do ambiente que a campanha será divulgada.

As campanhas publicitárias podem ser online, off-line e também híbridas, e então poderão ser apresentadas em diversos formatos que interagem entre si: anúncios gráficos, impressos, e-mails marketing, posts e redes sociais, banners, materiais de PDV e outros.

Além disso, as campanhas publicitárias geralmente têm um tempo já estipulado de vida com começo, meio e fim.

 

Para cada objetivo, uma campanha!

Nós vimos lá no começo do artigo que as campanhas publicitárias podem ter diversas finalidades. Essas são as mais comuns:

 

Campanha Institucional

Tem como objetivo divulgar uma empresa ou uma marca. O objetivo não é vender, mas sim fazer branding, reconhecimento de marca, conectar com o público.

 

Campanha de Venda

Também chamada de promocional, essa sim tem como objetivo vender um produto ou um serviço.

 

Campanha de Lançamento / Sustentação

Como o próprio nome diz, tem como objetivo comunicar um lançamento. Geralmente, ela é seguida de uma Campanha de Sustentação, que reforça o lançamento depois que a novidade já foi mostrada e o efeito surpresa passa.

 

Campanhas de Engajamento

Podem ser campanhas sociais, educativas ou simplesmente quando você deseja engajar o seu público em algum tipo de ação, como seguir a empresa em alguma rede social, conhecer um novo e-book, acessar o blog, compartilhar alguma informação em troca de uma vantagem (um desconto, por exemplo), etc.

 

E para cada ambiente, muitas vantagens!

As campanhas publicitárias proporcionam muitas vantagens para as empresas dependendo do ambiente onde são divulgadas.

 

Campanhas Online

Podem ser mais segmentadas e atingirem públicos mais ideais, geram mais engajamento nas redes sociais e oferecem KPIs mais relevantes, facilitando o acompanhamento do desempenho delas e também apontando alguma mudança no direcionamento delas caso seja necessário.

 

Campanhas Off-line

Como vimos no artigo do Blog da Actwork Marketing Off-line: Investir em pleno 2022? Sim!, tudo que é off-line gera mais proximidade com o cliente, inspira mais confiança, permite ações mais criativas nos PDVs e estimula o Marketing de Referência (o famoso boca a boca).

Mas seja no ambiente online ou off-line, as campanhas publicitárias desempenham um papel ainda maior quando falamos de humanização de marca, pois é com a mensagem e criatividade delas que a sua empresa envolve o público fazendo com que ele se interesse pelo que você tem a dizer. Foi como dissemos lá em cima: as campanhas vão além de simples comunicados. Elas engajam, chamam atenção, encantam e, com isso, podem gerar leads, atrair e fidelizar clientes com muito mais eficiência.

A Actwork pode ajudar a sua empresa a criar grandes campanhas publicitárias de acordo com o seu objetivo de marketing. Acesse nosso site, conheça nosso portfólio e entre em contato para saber mais!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Actwork se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam
o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

entendi